Até 24 de fevereiro, empresas devem demonstrar interesse em participar da criação de uma rede de capacitação digital na utilização de tecnologias.
O Projeto Mercosul Digital, convênio entre União Européia (UE) e Mercosul, deu início hoje (17/1) ao processo de licitação do contrato “Desenho e Implementação da Escola Virtual”, da vertente Rede de Capacitação Digital. A iniciativa, segundo Leonardo Lazarte, coordenador do projeto Mercosul Digital no Brasil, visa colocar em prática um programa de capacitação on-line sobre temas da sociedade da informação, especialmente relacionadas ao comércio eletrônico. A rede será responsável também pela gestão de um portal que contenha informações sobre o tema.
A partir de agora, segundo Lazarte, as companhias deverão enviar a manifestação do interesse em participar da licitação, que poderá ser realizada até 24 de fevereiro. É feita uma seleção de empresas que serão convidadas a enviar as propostas. Estas terão de ser apresentadas até 29 de abril. O resultado será anunciado de 4 a 31 de maio e o período de execução é de 27 meses, com início em junho de 2011.
O anúncio oficial da licitação aconteceu em dezembro de 2009 e, a partir de então, os responsáveis pelo projeto de cada país do Mercosul (que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) se encontraram para discutir sobre o processo. O Brasil foi o último a promover a reunião, chamada Information Day, que aconteceu hoje em São Paulo.
No encontro, foram abordados aspectos para a implementação de uma rede institucional para atividades de capacitação do comércio eletrônico nos quatro países do Mercosul. “Qualquer empresa nacional pode participar, desde que preencha os pré-requisitos publicados no site da Comissão Europeia”, diz Lazarte.
Outras vertentes
Embora o foco inicial do Mercosul Digital seja o comércio eletrônico, outras frentes do projeto abordam a implementação de infraestrutura, harmonização normativa e divulgação do potencial econômico dessa modalidade de venda on-line.
Entre os resultados esperados estão: disponibilização de uma infraestrutura de chave pública (ICP) e conexão à rede latino-americana de educação e pesquisa, Rede Clara, em todos os países do Mercosul; e o desenvolvimento de uma plataforma piloto de comércio eletrônico em cada um dos países, em conjunto com organizações do setor privado e/ou de comércio eletrônico.
Site: Computerworld
Data: 17/01/2011
Hora: 19h06
Seção: Negócios
Autor: Déborah Oliveira
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/01/17/projeto-mercosul-digital-abre-processo-de-licitacao-no-brasil/