O Google tornou disponível para usuários do navegador Chrome uma função para desabilitar cookies de rastreamento – arquivos de texto utilizados por anunciantes para identificar hábitos de navegação de uma pessoa e criar publicidade personalizada baseada neles. As informações foram divulgadas no blog da empresa nesta segunda (24).
Para usar o recurso, será preciso baixar a extensão Keep My Opt-Outs. O novo mecanismo atende a um interesse recente da Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission – FTC) dos Estados Unidos de que os consumidores pudessem deixar de participar de campanhas online personalizadas.
Segundo o Google, além da companhia, mais de 50 empresas de publicidade que são membros da Network Advertising Initiative (NAI) já permitiam que os usuários optassem por não terem dados rastreados.
Um dos grandes desafios para criação do mecanismo, segundo o Google, era técnico: ao limpar o cache do browser, por exemplo, o usuário apagava, além dos cookies, as próprias configurações de opt-out (opção pelo não rastreamento) pré-existentes. Foi por essa razão que a empresa criou o plug-in Keep My Opt-Outs para o Chrome.
“A extensão não interfere na navegação, nem em funcionalidades dos sites acessados”, diz o comunicado da empresa.
Site: UOL Tecnologia
Data: 24/01/2011
Hora: 17h33
Seção: Últimas Notícias
Autor: ------
Link: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/01/24/usuarios-do-chrome-podem-desabilitar-rastreamento-de-dados-pessoais.jhtm