Estatal espera ter uma definição até o final de janeiro para implementação do Plano Nacional de Banda Larga, que já está atrasado.
A Telebrás espera fechar até o final de janeiro o acordo com a Eletrobras e a Petrobras para obter a cessão de uso das fibras óticas que serão utilizadas para a implementação da rede que vai suportar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
A expectativa é do presidente da Telebrás, Rogério Santanna, que admite que uma indefinição a respeito do uso dessas redes poderá atrasar mais ainda o cronograma de implementação do PNBL, cuja meta é conectar 1.163 municípios em 2011.
Santanna informou ainda que dada a sua relevância, o assunto já foi informado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Sem essa definição, a Telebrás não pode emitir as ordens de serviço para as empresas já contratadas para que instalem os equipamentos e prestem os serviços destinados à implementação da rede da Telebrás.
De acordo com Santanna, a estatal vai remunerar as empresas do setor elétrico, bem como a Petrobras, pelo o aluguel das fibras óticas utilizadas. Os valores ainda não estão definidos, mas serão baseados em preços cobrados internacionalmente.
Site: Computerworld
Data: 24/01/2011
Hora: 13h26
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/01/24/telebras-ainda-negocia-uso-das-fibras-da-petrobras-e-eletrobras/