Gartner estima que mobilidade movimente US$ 15 bilhões em 2011

27/01/2011

O instituto prevê ainda mais de 17 bilhões de downloads de aplicações móveis, representando aumento de 117%.

O número de downloads de aplicativos móveis deve chegar a 17,7 bilhões em 2011, um aumento de 117% em relação aos 8,2 bilhões de 2010, segundo previsão divulgada nesta quarta-feira (26/1) pela empresa de pesquisa Gartner.

Caso esteja correta, isso pode representar movimentação de 15 bilhões de dólares apenas neste ano, 190% superior aos 5,2 bilhões de dólares obtidos em 2010. De acordo com a previsão, a receita será gerada através da aquisição de apps por usuários finais e de aplicações que geram receitas via publicidade.

Outra previsão é que até o final de 2014 chegue a 185 bilhões o total de downloads em lojas de aplicativos móveis ao longo da história, desde o lançamento da App Store, da Apple, em julho de 2008.

"Muitos se perguntam se tudo isso não seria apenas uma moda. Mas nós não pensamos assim", declarou a diretora de pesquisas da Gartner, Stephanie Baghdassarian.

"Acreditamos que existe grande oportunidade para as lojas de aplicativos. Mas elas terão que evoluir e oferecer uma experiência melhor do que as aplicações baseadas na Web. Os apps nativos serão utilizados se oferecerem uma experiência mais pessoal e mais rica que a de apps baseados apenas na web”, completou.

Segundo a Gartner, os downloads de apps gratuitos responderão por 81% do total em 2011. A empresa afirma que os usuários começarão a pagar por mais aplicações à medida que percebam valor no conceito de aplicações móveis e tenham mais confiança nos mecanismos de cobrança.

Em termos de plataformas para aplicativos, a Gartner destacou que o iOS, da Apple, será o líder do mercado, embora o domínio absoluto esteja ameaçado ao longo dos próximos anos.
"Em 2010, nós estimamos que a cada dez downloads de apps nove foram realizados pela loja da Apple e ela continuará a liderar o mercado pelo menos até 2014, embora com menos participação devido ao crescimento de seus concorrentes", comentou a vice-presidente de pesquisas da Gartner, Carolina Milanesi.

Para Milanesi, tablets, como o iPad, terão grande destaque no quesito downloads de apps nos próximos anos. "Com o crescimento deste mercado, os tablets deve aumentar a média geral de downloads por aparelho", finalizou ela.

Site: Computerworld
Data: 26/01/2011
Hora: 15h12
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/01/26/gartner-estima-que-mobilidade-movimente-us-15-bilhoes-em-2011/