Teles levam banda larga para 57 mil escolas públicas do Brasil

31/01/2011

Entrega do serviço gratuitamente faz parte de acordo fechado com governo federal em troca das metas de universalização.

As concessionárias de telefonia fixa fecharam o ano de 2010 com 57,6 mil escolas urbanas conectadas em banda larga gratuita. O balanço foi divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que informa que o setor cumpriu mais de 100% do compromisso inicial assumido de levar a conexão à internet em alta velocidade a 56,8 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio.

Lançado em abril de 2008, o Programa Banda Larga nas Escolas, uma parceria entre concessionárias de telefonia fixa e o governo federal, foi um compromisso assumido pelas prestadoras por ocasião da troca de metas contratuais de universalização dos serviços.

As metas iniciais, que previam a instalação de Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) – com orelhões e computadores para acesso discado à internet -, foram trocadas pela obrigação de levar infraestrutura de redes em banda larga (backhaul) a todos os municípios brasileiros.

Pelo programa, as escolas urbanas terão 24 horas por dia de acesso gratuito em banda larga até 2025, quando vencem os atuais contratos de concessão da telefonia fixa.

O compromisso também prevê o atendimento de novas instituições públicas de ensino, identificadas pelo censo escolar, que vierem a integrar as áreas urbanas dos municípios nos próximos 15 anos.

Segundo estimativas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que acompanha a execução do programa, o projeto beneficiou mais de 50 milhões de alunos, o que representa 86% dos estudantes brasileiros.

O programa foi executado em três etapas, com a instalação de redes em 40% das escolas até dezembro de 2008, chegando a 80% no fim de 2009 e 100% em dezembro de 2010.

Site: Computerworld
Data: 28/01/2011
Hora: 15h51
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/01/28/teles-levam-banda-larga-para-57-mil-escolas-publicas-do-brasil/