Governo já conversa com indústria sobre redução de preço dos tablets

03/02/2011

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pretende se reunir na próxima sexta-feira, dia 4, com a direção da ABINEE, para discutir um programa que vise baratear o custo dos tablets no Brasil. Em entrevista exclusiva ao portal iG, Bernardo disse que a reunião seria no dia 7, pois a agenda com o presidente Humberto Barbato ainda não estava definida.

Mas o ministro já esteve em contato com algumas empresas do setor, entre elas, a Positivo Informática, e discutiu o assunto. Afirmou que a indústria já manifestou interesse num programa que seja similar ao "Computador para Todos", para reduzir o custo final desse equipamento ao consumidor.

"No dia 7, terei uma reunião com a ABINEE (Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica). Eles me disseram o seguinte: se o governo der o mesmo tratamento para o tablet que é dado para o computador, nós temos condição de baixar bastante o preço. Para produzir o tablet nacional, já sinalizaram algo na faixa dos R$ 500", disse o ministro ao portal iG.

Nas discussões para baratear o custo do tablet, o ministro sinalizou que gostaria de ver o equipamento sendo vendido no varejo pelo maior número de prestações possíveis. "Por que não faz em 24 vezes? O cidadão mais pobre compra e não olha o preço total, olha a prestação e vê se cabe no orçamento dele", explicou.

Paulo Bernardo também levantou a possibilidade de os bancos oficiais financiarem o tablet, assim como o BNDES destinar créditos à produção do equipamento. E chegou a brincar com a situação, dizendo que se o tablet for vendido em suaves prestações até ele comprará.

O ministro das Comunicações também falou de outros temas ao portal iG, como o crescimento da banda larga no Brasil, as relações da sua pasta com a Anatel, o PL 29 e ainda o novo marco regulatório das Comunicações, que assegurou que não foi "engavetado" pelo governo.

Site: Convergência Digital
Data: 02/02/2011
Hora: 11h20
Seção: Política Industrial
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25055&sid=7