Antecipar os resultados: melhor estratégia

09/02/2011

O planejamento estratégico faz parte do dia a dia de cada empresa, conforme seus objetivos e metas a serem alcançadas. O problema é quando o resultado não é alcançado, apesar de todo o planejamento. E uma das causas é basear decisões futuras por resultados passados dos sistemas tradicionais.

Uma das soluções a esse problema é a empresa tornar-se preditiva. Guilherme Cerqueira, diretor da Quest Manager, associada do SEPRORJ, explica que “ser preditivo” significa gerenciar informações das pessoas e as suas relações diárias com os processos chaves das empresas que fazem os resultados acontecerem.  A partir dessas informações repassadas em tempo real para os executivos, eles têm a possibilidade de prever os resultados e agir a tempo para ajustar a estratégia ou melhorar os processos. Esse é o conceito de Enterprise Feedback Management (EFM).

A partir de um sistema EFM, as informações isoladas são transformadas em conhecimento e os gestores estratégicos têm acesso imediato aos indicadores gerados. A partir dessas informações, os gestores podem agir rapidamente, corrigindo problemas e evitando resultados negativos dentro da organização.

De acordo com Cerqueira, “as pequenas e médias empresas têm um EFM natural, uma vez que os donos estão de olhos e ouvidos próximos a tudo que esta acontecendo. Logo, eles não têm necessidade e provavelmente nem um orçamento focado ou disponível para arcar os custos de um projeto como este”. Já as grandes organizações que contarem com um sistema de EFM estarão em vantagem competitiva no setor em que atuam. O diretor da Quest Manager ressalta que são essas empresas que precisam garantir a chegada e a análise rapidamente de informações estratégicas da base de centenas ou milhares de pessoas ao topo da escala de decisão. “Se eu tenho uma padaria e ouço os clientes comentando que o meu pão é ruim e, de um dia para o outro eu percebo as perdas nas vendas, tento outra receita. Porém, se eu tenho centenas de lojas eu só descubro perdas quando eu fecho o meu balanço, muitas vezes os prejuízos são irrecuperáveis. Até porque não basta saber que não vendeu, o mais importante é saber o motivo”, exemplifica Guilherme Cerqueira.

Para um melhor funcionamento, um sistema EFM deve estar vinculado a outro sistema que a empresa já utilize, a exemplo do CRM. “São estes sistemas que informam ao EFM o momento exato de abordar as pessoas e coletar o feedback, pois a informação precisa ser recente para ser valiosa. Não tem valor nenhum coletar informações das pessoas muito tempo depois que elas já esqueceram de suas experiências ou já tomaram sua decisão”, esclarece o diretor da Quest Manager.

Priscila Thereso