Brasil vendeu 13,3 milhões de PCs em 2010. Notebooks ultrapassam Desktops

07/02/2011

A venda de PCs atingiu 13,3 milhões de unidades em 2010, um crescimento de 17% em relação ao ano anterior, revela levantamento da consultoria IT Data. No ano passado, prossegue o estudo, pela primeira vez na história, a comercialização de notebooks superou as de desktops (computadores de mesa) alcançando 51% do mercado.

Ainda de acordo com ao estudo, em 2010 os preços do PCs caíram 11% devido à queda dos preços dos componentes internacionalmente, o recuo do dólar e à intensa concorrência entre os fabricantes. Os tablets, mesmo bastante procurados, não impactaram o comércio de notebooks no país. Segundo a IT Data, no Natal os três produtos que dividiram o bolso do consumidor no final do ano foram as TVs de LCD e LED, os smartphones e os aparelhos de ar condicionado.

Com a redução dos preços, as classes sociais entre 2 a 5 salários foram os maiores compradores de PCs no ano passado. Mas, observa a IT Data, ainda falta muito para o Brasil evoluir na inclusão digital. Isso porque apenas 36% dos domicílios possuem pelo menos 1 computador.

Os netbooks foram impactados n Brasil pela  guerra de preços travadas pelos fabricantes de notebooks, especialmente, para os produtos  na faixa de R$ 1.000 a R$ 2.000,00. Com essas ofertas, os netbooks foram deixados de lado e perderam vez para os notebooks, mas a consultoria não revela números oficiais dos equipamentos. Com preços baixos, a IT Data constatou um grande recuo do comércio ilegal, principalmente no mercado de notebooks, que finalizou o ano com uma participação de 16% e com tendência de queda.

Para 2011, a consultoria estima um mercado de PCs na ordem de 14,8 milhões de unidades, um crescimento de 12% em relação a 2010. Novamente serão as classes mais baixas que impulsionarão o mercado. A consultoria, no entanto, alerta: Os preços atuais estão bem atraentes, mas há uma tendência de alta no médio prazo em função da escassez de componentes - e o consequente reajuste pela demanda  - mundialmente.

Site: Convergência Digital
Data: 04/02/2011
Hora: 8h55
Seção: Negócios
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25087&sid=5