Sistema da Google ultrapassa BlackBerry e iPhone, mas se mantém muito atrás do Symbian, da Nokia, cuja participação caiu novamente.
Em 2010, o Android tornou-se a segunda plataforma para smartphones mais popular do mundo, atrás apenas do Symbian, da Nokia. Se antes estava em quarto – mas muito próximo do BlackBerry e do iPhone – o estrondoso crescimento de 900%, em relação a 2009, tratou de colocá-lo na vice-liderança. Os dados são do instituto de pesquisa Gartner.
Tanto a IDC quanto a Canalys chegaram a conclusões semelhantes. O sistema da Google foi beneficiado pelas fortes vendas do quarto trimestre, muito por causa das dezenas de celulares top de linha que o utilizam, como o Milestone 2, da Motorola, o Galaxy S, da Samsung, e o EVO, da HTC.
De acordo com a Gartner, 111,5 milhões de dispositivos com Symbian foram comercializados em 2010 – o que dá ao sistema 37,5% do mercado. No ano anterior, a Nokia vendera 80,8 milhões de unidades, o que lhe garantira 46,9% de participação. Ou seja, o crescimento da empresa finlandesa seguiu a tendência do setor, mas não foi suficiente para manter seu domínio absoluto.
Já a plataforma Android foi responsável por 67,2 milhões de smartphones vendidos em 2010, ou 22,7% do mercado - um ano antes, esse número foi de apenas 6,7 milhões; 3,9% do setor.
Já a RIM distribuiu 47,4 milhões (16%) de BlackBerrys, ficando na terceira colocação, pouco à frente da Apple, que comercializou 46,6 milhões (15,7%) de iPhones.
A Microsoft, que voltou a investir nos dispositivos móveis com o lançamento, em outubro, do Windows Phone 7, vendeu 12,3 milhões de dispositivos (4,2%), o que inclui o defasado Windows Mobile.
1,6 bilhão de celulares
Quase 297 milhões de smartphones foram comercializados em 2010, ante 172,3 milhões do ano anterior. O número, no entanto, é pequeno em relação aos 1,6 bilhão de celulares distribuídos.
Mesmo somando celulares e smartphones, o domínio da Nokia se mantém. Ela vendeu 461 milhões de aparelhos, ou 28,9% do setor – mesmo com sua baixa popularidade na América do Norte, onde sua participação não ultrapassa 10%. A Samsung ficou em segundo, com 17%, seguida pela LG (7%), RIM (3%), Apple (2,9%), Sony Ericsson (2,6%) e Motorola (2,4%).
Apesar da briga de gigantes, a Gartner destaca que as fabricantes menores - com menos de 1,5% de participação - juntas, comercializaram 489 milhões de dispositivos, o que representa 30,6% do mercado.
Site: IDG Now!
Data: 10/02/2011
Hora: 9h
Seção: Telecom e Redes
Autor: Matt Hamblen
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2011/02/09/android-cresce-900-e-torna-se-a-segunda-plataforma-mais-vendida-em-2010/