Conhecido como Intel Identity Protection Tecnology (IPT), sistema poderá ser usado para substituir os tokens de geração de senhas.
A Intel anunciou na quarta-feira (9/2) que incluirá uma autenticação mais segura para senhas dinâmicas em sua segunda geração de processadores da família Core.
O sistema, conhecido como Intel Identity Protection Tecnology (IPT), foi desenvolvido para fornecer uma "autenticação de dois fatores", com o intuito de evitar acessos não autorizados ao sistema.
"O IPT é uma tecnologia totalmente nova que funciona no firmware embarcado no chipset", disse Mike Reed, gerente geral de proteção de identidade do PC Client Group da Intel.
Segundo ele, a expectativa da empresa é que a próxima geração de processadores, incluindo a linha profissional Core vPro, que suporta o sistema Intel IPT, esteja disponível em breve, possivelmente a partir de março.
Empresas especializadas em segurança em software de segurança como a Symantec VeriSign e a Vasco Data Security também anunciaram que suas próprias tecnologias de autenticação dinâmica poderão a partir de agora utilizar o token da tecnologia de proteção de identidade da Intel.
Algoritmo
As senhas dinâmicas – tidas como mais seguras que as fixas – precisam de um método, como um algoritmo, para gerar uma senha única cada vez que um usuário precisa se autenticar online.
Esta nova tecnologia permite que o software de fabricantes de terceiros possa ser embarcado no firmware do chipset da Intel, de modo que o próprio computador da Intel seja utilizado no lugar de um token de hardware separado, que forneceria a senha dinâmica ao usuários.
"As senhas dinâmicas são frequentemente fornecidas por dispositivos independentes, como tokens de hardware portátil ou até mesmo celulares", declarou Atri Chatterjee, vice-presidente de autenticação do usuário da Symantec, que ainda destacou que a apresentação de senha online pode ser feita através do serviço de nuvem Symantec VeriSign.
"Com o serviço VIP é possível autenticar o acesso a serviços de sua empresa, no PayPal ou no banco, por exemplo", disse Chatterjee.
Atualmente, os usuários finais obtêm esse tipo de credencial gratuitamente; empresas, como sites de comércio eletrônico, compram o serviço de autenticação VeriSign VIP, que normalmente custa 3 ou 4 dólares por ano, de acordo com o volume. De acordo com Chatterjee, cerca de mil organizações usam o serviço VIP atualmente.
Site: IDG Now!
Data: 10/02/2011
Hora: 13h55
Seção: Internet
Autor: Ellen Messmer
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/02/10/intel-reforca-a-seguranca-embarcada-em-nova-geracao-de-chips/