De agora em diante, a Atos Origin irá usar plataformas colaborativas e redes sociais para dar conta da troca de informações entre colaboradores.
A empresa de serviços em TI, Atos Origin, com sede em Londres, pretende ser uma empresa 100% livre de e-mails em até três anos. A intenção é acabar com a poluição de informações que congestiona a rotina de trabalho de gestão.
Durante uma conferência de imprensa realizada essa semana, o CEO da Atos Thierry Breton afirmou que irá interromper o uso de emails internos e adotará plataformas sociais para dar conta da comunicação entre funcionários e departamentos da empresa.
O executivo afirma que a questão do alto fluxo de e-mails deve ser encarado pelas organizações o quanto antes. “Produzimos dados em escala maciça e esse volume de informações acaba por poluir o ambiente de trabalho e tomando conta de nossas vidas, incluindo a esfera privada”, disse.
20 horas por mês
Para Brenton, essa medida não é nova, o executivo encontra similaridades entre ações desse tipo e as executadas por empresas na época pós-revolução industrial, quando as companhias entenderam a necessidade de reduzir a poluição ambiental.
De acordo com o CEO, o volume de e-mails que trafegava na Atos estava inviabilizando os negócios. Levantamentos internos deram conta de que seus executivos passavam até 20 horas por mês lendo e respondendo e-mails.
A empresa informa que configurou ferramentas colaborativas internas e adotou redes sociais para partilhar e identificar oportunidades de inovação e de melhoras na gestão da empresa.
“Essas alternativas oferecem plataformas mais pessoais e de maior apelo. Além disso, são econômicas e trazem reais resultados para todos os envolvidos. Isso, sem falar na redução imediata de até 25% no volume de e-mails”, finaliza Breton.
Site: IDG Now!
Data: 10/02/2011
Hora: 15h15
Seção: Computação Corporativa
Autor: Antony Savvas
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/02/10/empresa-determina-o-fim-de-emails-na-comunicacao-interna/