Presidentes de algumas das maiores operadoras móveis do mundo – America Movil, AT&T, China Mobile, Telefonica e Vodafone – fizeram coro nesta terça-feira, 15/2, em Barcelona, durante o Mobile World Congress, para reclamar da falta de empenho dos órgãos reguladores em incentivar investimentos em redes e serviços de banda larga.
Entre queixas às obrigações impostas e taxas cobradas, os executivos defenderam menos regulação. “Os reguladores deveriam sair do caminho e deixarem as pessoas competirem. Se o ambiente regulatório for leve e previsível, os investimentos vão aparecer”, disse o presidente da AT&T, Randall Stephenson.
Na mesma linha, o presidente da Telefônica, Cesar Alierta, disse não entender por que o setor de telecomunicações precisa de qualquer regulação – para alegria e risadas do público que assistia o debate no MWC.
Alierta sustentou ser injusto que as teles móveis sejam responsáveis por quase todo o investimento em redes necessário para atender o crescimento da demanda, enquanto provedores de serviço e conteúdo praticamente não contribuem para cobrir os custos. “Esse tipo de assimetria regulatória reduz investimentos. Precisamos de novos modelos de negócios”, complementou o executivo.
Os dirigentes também pediram maior cooperação entre os diferentes órgãos regulatórios com relação à harmonização de espectro de forma a garantir que os equipamentos LTE sejam interoperáveis – especialmente diante da pouca disponibilidade de espaço na faixa de 700 MHz na Europa e na Ásia.
“Se queremos realmente aumentar o bolo [de receitas], a interoperabilidade entre os equipamentos é crucial, especialmente nas redes 4G”, disse o presidente da AT&T. “As operadoras, provedores e, mais importante, os reguladores, precisam ter isso em mente”, completou.
Já o presidente da America Movil, Daniel Hajj, sustentou que os reguladores na América Latina vêm demonstrando grande compreensão sobre as necessidades de negócios das operadoras móveis. “Eles estão tentando dar mais espectro, adotar uma abordagem mais leve, e ser mais transparentes, o que é necessário para aumentar os investimentos”, avaliou.
Site: Convergência Digital
Data: 15/02/2011
Hora: 15h55
Seção: Internet Móvel 3G
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25244&sid=17