Tecnologia permite criar ambientes pessoais e profissionais completamente isolados em um único smartphone com o sistema operacional.
A empresa de soluções para virtualização VMware está apresentando na Mobile World Congress, em Barcelona, uma plataforma de virtualização para Android destinada a separar perfis pessoais e profissionais no mesmo aparelho com o sistema operacional. O foco da solução é permitir conexões seguras com aplicativos profissionais.
A plataforma foi apresentada pelo CTO da VMware, Stephen Herrod, em um aparelho Optimus Black, da LG. Segundo o executivo, a companhia está realizando testes internos e com parceiros. "A ideia é adaptar o meio corporativo ao mundo atual, onde os profissionais querem usar seu próprio equipamento no ambiente de trabalho, garantindo segurança", afirma.
Por enquanto, o software requisitado para a virtualização deve ser instalado no aparelho pelo fabricante - não pode ser baixado - razão pela qual a VMware está trabalhando com parceiros como a LB para garantir a existência da plataforma. Uma vez no ambiente corporativo, o administrador de TI pode usar um console de gerenciamento para instalar um aplicativo extra, que implementará um ambiente corporativo isolado no telefone.
Com isso, os administradores de TI podem configurar uma série de políticas e acesso às funcionalidades do aparelho quando no ambiente da corporação. A funcionalidade de copiar e colar, por exemplo, pode ser desativada, para que não haja chances de transferência de informações dos arquivos corporativos para o ambiente pessoal. Os administradores também podem optar por desligar câmera, GPS e Bluetooth. Para garantir a segurança, o software inclui uma VPN.
Outras funções incluem a possibilidade de apagar remotamente os dados do ambiente corporativo e aprovar previamente aplicativos de uma loja corporativa para os usuários baixarem.
Ao apresentar o produto, Herrod relacionou uma série de possibilidades para o serviço, incluindo a recepção de chamadas VoIP do PABX da empresa e a possibilidade de separar linha corporativa da linha pessoal por meio do uso de dois chips. A VMware negocia, com operadoras, ofertas de serviços que abranjam as possibilidades da plataforma.
Quanto aos sistemas operacionais, o Android é o único nos planos, por enquanto. "O objetivo é ter uma solução pronta e verificar a demanda gerada antes de tomar novos passos", complementa Herrod.
Site: Computerworld
Data: 15/02/2011
Hora: 17h10
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/02/15/vmware-apresenta-plataforma-de-virtualizacao-para-android/