Para Ian Peng, da DigiTimes, vantagens na obtenção de peças e na reutilização de tecnologias móveis consolidarão lideranças da Apple, Samsung e RIM.
As fabricantes de smartphones estão mais preparadas para desenvolver tablets do que as tradicionais empresas de PC, que devem investir neste mercado em 2011, disse o analista da DigiTimes Research, Ian Peng, na terça-feira (15/2).
Segundo ele, companhias como Apple, Samsung, HTC e RIM já possuem uma estrutura adequada para o mercado de tablets, devido às semelhanças que existem entre os tablets e os smartphones, em termos de design externo e sistema operacional.
"Estas fabricantes podem adaptar os sistemas dos smartphones para os tablets, além de terem mais facilidade para conseguir peças e poderem reutilizar parte da tecnologia utilizada no desenvolvimento das telas", declarou o analista.
Fabricantes tradicionais de PC, como Acer e Asustek Computer, esperam conquistar grande parte do mercado de tablets em 2011. Mas a tarefa não será fácil, principalmente com a grande concorrência que elas enfrentarão.
Segundo as previsões do DigiTimes, os tablets alcançarão de 5% a 10% de todo o mercado de PCs em 2011, com as vendas chegando a 55 milhões neste ano e 65 milhões em 2012.
Líder
A expectativa da empresa é que, até o final do ano, o iPad terá uma grande participação, com cerca de 40 milhões de unidades. O restante do mercado seria disputado principalmente por RIM e Samsung.
"As pessoas compram o seu primeiro smartphone e depois o tablet”, disse o analista, ao comentar que o público geralmente vê uma forte ligação entre os dispositivos móveis.
“De fato, as novas fabricantes de smartphones não esperam bater a Apple no quesito novas tecnologias. Elas esperam acompanhar o desenvolvimento do mercado de tablets e lucrar sem precisar fazer grandes pesquisas", declarou Peng.
"Com a Apple é diferente, Steve Jobs quer fazer produtos de acordo com o comportamento humano e não meros componentes. Esta é uma empresa disposta a pagar alto para desenvolver coisas que podem nunca se tornar realidade", disse ele. "É isso que mantém o tamanho dessa indústria. E ao que parece, a Apple continuará sendo a primeira."
Site: IDG Now!
Data: 16/02/2011
Hora: 13h40
Seção: Telecom e Redes
Autor: Ralph Jennings
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2011/02/16/industria-tradicional-de-pcs-ficara-para-tras-nos-tablets-afirma-analista/