Segundo balanço da Telebrasil, País fechou janeiro com 36,1 milhões de acessos fixos e móveis e expansão é em comapração com mesma época do ano passado. As contratações de 3G foram as que mais aumentaram no período.
O Brasil encerrou o mês de janeiro de 2011 com 36,1 milhões de conexões de banda larga fixa e móvel das prestadoras privadas, o que representa um crescimento de 53% em relação ao mesmo período em 2011. A adição de 12,4 milhões de novos acessos nesse período foi feita ao ritmo de 24 novas instalações por minuto, segundo revela levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
O crescimento dos acessos por meio do Serviço Móvel Pessoal (SMP) – que inclui modems de conexão à internet móvel e terminais de terceira geração (3G), como os smartphones – foi de 85%.
A cobertura dos serviços de acesso à internet em alta velocidade também está em franca ampliação. De acordo com o estudo da Telebrasil, os serviços passaram a ser ofertados em janeiro a 88% dos municípios, ou seja, a 4.897 cidades. Essas cidades concentram 185 milhões de habitantes, o que representa quase a totalidade (96%) da população brasileira.
A competição nos serviços já é uma realidade e está plenamente estabelecida. No País, 1.551 municípios contam com pelo menos duas prestadoras de serviços de acesso à internet em alta velocidade.
Destes, 1.035 têm menos de 50 mil habitantes. Nos grandes centros – os 510 municípios que concentram 60% da população – há pelo menos três prestadoras de serviços. E em 174 cidades, que concentram 86 milhões de habitantes, há pelo menos cinco prestadoras.
Os serviços de acesso à internet em alta velocidade continuam alcançando crescentes parcelas da população em municípios de pequeno e médio porte e já chegaram ao pleno atendimento dos grandes centros urbanos.
Segundo a Telebrasil, essa evolução tem sido vertiginosa, mesmo com a pesada carga tributária, que varia de 43% a 63% sobre o preço dos serviços e é recolhida diretamente aos cofres públicos, onerando o cidadão. Caso os impostos sejam reduzidos, os gastos dos usuários com esses serviços diminuirão na exata proporção da redução desses índices.
Site: Computerworld
Data: 22/02/2011
Hora: 12h12
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/02/22/servicos-de-banda-larga-crescem-53-no-brasil/