Devido aos conflitos no Oriente Médio, valor do óleo está próximo de US$ 100 o barril; economistas dizem que custo será repassado ao consumidor final.
A alta na cotação do petróleo ameaça elevar o preço dos eletrônicos, além de reduzir o avanço tecnológico. Isso porque, segundo economistas, as fabricantes asiáticas serão obrigadas a gastar mais com transporte e matérias primas.
O valor do óleo tem subido devido aos conflitos no Oriente Médio e chegou, na última segunda-feira (21/02), a quase 100 dólares o barril para entregas a serem feitas em abril. Analistas afirmam que 20% do preço de produtos é por causa da distribuição – que ficará mais cara caso o combustível não volte aos padrões normais.
Materiais como plásticos para computadores ou substâncias químicas para celulares também terão custo maior caso as petroquímicas tenham que pagar mais pela matéria prima. Elas, por sua vez, repassarão 80% do que gastarem a mais ao preço que cobram usualmente de seus clientes, afirma Wai Ho Leong, economista da Barclays Capital de Singapura.
“Creio que a alta do petróleo atingirá também o usuário final”, disse Tim Condon, da ING de Singapura. “O movimento será menor já que os consumidores não gastarão dinheiro á toa. Com a redução da demanda, os estoques se acumularão e mais pessoas serão demitidas”.
Moderação
Se a cotação do petróleo continuar próxima de 100 dólares o barril – e a violência na Líbia poderá elevá-la ainda mais – pelos próximos seis a doze meses, as fabricantes terão dificuldades.
“Já estamos observando certa moderação quanto a isso”, admitiu Joanna Tan, economista da Forecast Ltd. “Mas tudo vai depender do tempo que a situação se mantiver”.
Em 2008, o valor do óleo chegou a 140 dólares o barril, o que contribuiu para uma desaceleração no crescimento do mercado de computadores da Índia. Outros países também sofreram as consequências à medida que a economia americana tentava controlar sua crise imobiliária.
As empresas ainda estão confiantes quanto a seus resultados em 2011, mas estão atentas ao que pode acontecer no segundo trimestre - isso se o preço do óleo não diminuir até lá.
“Nossa visão é que se isso (petróleo) nos custar mais, também custará para nossos concorrentes”, afirmou Tim Handley, diretor de marketing da Taipei, fabricante das placas-mãe Gigabyte. “Penso que os consumidores perceberão as mudanças”, concluiu.
Site: IDG Now!
Data: 23/02/2011
Hora: 11h
Seção: Mercado
Autor: Ralph Jenning
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/02/22/preco-dos-eletronicos-deve-subir-caso-cotacao-do-petroleo-continue-alta/