BNDES quer frear importação de componentes

01/03/2011

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, afirmou nesta sexta-feira que as empresas brasileiras vêm perdendo competitividade no mercado externo e que o governo deve implantar novas políticas no setor. Segundo ele, desde 2006 houve uma reversão de quase R$ 40 bilhões na balança comercial, devido à perda de valor agregado dos produtos brasileiros.

"Parte desse movimento está relacionada à perda de capacidade competitiva diante de pressões muito acirradas no comércio internacional", disse Coutinho. "Há ociosidade no mundo e outros competidores têm, de maneira às vezes desleal, feito ações muito agressivas no comércio". Na opinião do presidente do BNDES, o governo deve enfocar esse problema na preparação da segunda fase da PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo), que deve ser anunciada em abril.

"Em algumas poucas cadeias, estamos detectando uma importação muito forte de componentes, de tal maneira que temos um esvaziamento por dentro", disse Coutinho, que tem feito seguidas reuniões com representantes da indústria para detalhar a nova política. Segundo ele, entre os desafios da nova PDP está a escassez de mão-de-obra qualificada. "É preciso haver um grande esforço de preparação dos trabalhadores, não só no nível superior, mas também nos níveis médio e básico".

Site: Home Theater
Data: 28/02/2011
Hora: 10h05
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=7032