Estudo realizado com mais de 600 profissionais de Tecnologia da Informação pela EnterpriseDB, durante a conferência JavaOne, realecialistas da áreizada em setembro passado, em São Francisco, denota o alto grau de insatisfação com o controle da Java e do MySQL, pela Oracle, a partir da aquisição da Sun Microsystems.
Segundo os resultados do levantamento, 46% dos entrevistados afirmaram que os projetos Open Source, baseados em MySQL, estão estagnados desde que a Oracle passou a deter os direitos sobre o produto - em abril de 2010 consolidou a compra da Sun. Outros 42% acreditam que a empresa de Larry Ellison vai, sim, iniciar um processo de cobrança pelo uso do MySQL, reformulando o conceito do banco de dados aberto.
Outro ponto importante da pesquisa é a preocupação dos usuários Java com a disputa travada entre a Oracle e o Google na Justiça. Para 56% dos entrevistados, essa disputa não é nem um pouco apropriada para o futuro da linguagem Java.
Apesar de bastante criticada pelos usuários, a Oracle assegura que manterá os trabalhos com a comunidade Java. Tanto que planeja ofertar o Java Enterprise Edition (Java EE) 7 no modelo de computação na nuvem. A empresa também disponibilizou uma nova especificação Java - Java Specification Request (JSR) 342.
Site: Convergência Digital
Data: 03/03/2011
Hora: 12h10
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25456&sid=5