O levantamento identifica as cinco principais causas das falhas nas implementações realizadas pelos departamentos de tecnologia das empresas.
Mais de um terço dos projetos de TI apresentam algum tipo de falha, o que representa desperdício de dinheiro para as empresas e compromete a imagem dos profissionais da área de tecnologia. Esta é uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana PM Solutions.
A partir de entrevistas com 163 empresas de diversos portes (pequenas, médias e grandes), o estudo detectou que 37% dos projetos de TI enfrentam algum tipo de problema, sendo que 12% deles falham totalmente. O levantamento mostra que esse risco relacionado às iniciativas da área de tecnologia representa um custo anual de, em média, US$ 74 milhões para as organizações, seja em retrabalho ou em desperdício de recursos.
A pesquisa identificou ainda as cinco principais causas que levam a problemas nos projetos de TI, são elas:
1. Requerimentos– escritos de forma pouco clara, sem um acordo específico, com falta de definição de prioridades e com informações contraditórias, ambíguas ou imprecisas.
2. Recursos – falta de pessoas ou tecnologias e mudanças de profissionais essenciais ao projeto.
3. Previsão – prazos muito apertados, pouco realistas e exageradamente otimistas.
4. Planejamento – baseado em dados insuficientes, que ignorem itens e detalhes e com estimativas equivocadas
5. Riscos – não identificados ou assumidos e que não sejam gerenciados
Site: Olhar Digital
Data: 15/03/2011
Hora: 16h49
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/problemas_afetam_37_dos_projetos_de_ti_aponta_estudo