Data centers investirão em áreas de alta densidade

17/03/2011

Instituto de pesquisas prevê que, até 2015, cerca de 50% desses centros terão áreas de alta densidade. A infraestrutura atual é insuficiente.

Segundo o instituto de pesquisas Gartner, até 2015, 50% dos data centers terão zonas de alta densidade, consideradas pelo instituto como áreas que consomem quantidade de energia superior a 10kW por rack para um determinado conjunto de linhas. Qualquer rack padrão de servidores blade, com ocupação da capacidade acima de 50% estará localizado, necessariamente, em uma região de alta densidade. Em 2010, o número era de 10%.

Os data centers que surgiram nos últimos cinco anos, diz o Gartner, foram concebidos para ter distribuição uniforme de energia, em torno de dois a quatro quilowatts (kW) por rack.

Entretanto, com o uso crescente de sistemas de alta densidade, a configuração tornou-se insuficiente.

Por esse motivo, os analistas do instituto acreditam que as zonas de alta densidade fornecerão o melhor método para equilibrar a energia e a refrigeração dos diferentes equipamentos de TI (servidores, equipamentos de armazenamento e caixas de ligação em rede) no mesmo data center, levando à otimização de custos de energia.

Para o vice-presidente de pesquisas do Gartner, Rakesh Kumar, essas zonas são a melhor maneira de gerenciar as diferenças nas mudanças de ciclo de vida das estruturas dos data centers.

O Gartner aconselha que as empresas desenvolvam espaços suficientes para acomodarem o crescimento da capacidade, cerca de 20% e 25% do espaço físico do andar no qual é alocado o data center. Ainda de acordo com o instituto de pesquisas, como os custos com espaço são altos, os usuários devem garantir que o projeto e o tamanho dessa zona sejam grandes o suficiente para acomodar o crescimento de capacidade ao menos dos próximos cinco anos e, se possível, dos próximos dez anos.

Site: Computerworld
Data: 16/03/2011
Hora: 13h11
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/03/16/data-centers-investirao-em-areas-de-alta-densidade/