Forrester: cloud computing é ensaio para colaboração

17/03/2011

Para instituto de pesquisas, computação em nuvem, plataformas móveis e redes sociais formam o que eles chamam de tecnologias poderosas para os negócios.

Plataformas de cloud computing estão cada vez mais se tornando o ensaio para experiências de colaboração nas empresas. Essa foi a avaliação que o analista da Forrester Research Gene Leganza fez durante o Forrester's Enterprise Architecture realizado em Londres na terça-feira (22/03).

Soluções na nuvem, em conjunto com plataformas móveis e redes sociais, compõem o que o analista chama de “tecnologias poderosas”, que ele acredita serão fundamentais para os arquitetos de TI nos próximos dois anos.

Leganza identificou quatro principais tendências que aconselha que os executivos insiram em seus planos de negócios. Além de tecnologias poderosas, estão: foco em centralização de processamento de dados, aplicações ágeis e adequadas aos objetivos da companhia e gestão inteligente de tecnologias.

“A colaboração tem sido, tradicionalmente, muito baseada em documentos. A mudança agora está em centralizá-la em pessoas – esse é o caminho que as redes sociais estão seguindo”, afirma. “Isso significa unir pessoas e usar plataformas como Facebooks e Twitte para integrar a informação desses locais em aplicativos de negócios”, complete.

No entanto, o analista disse durante o evento que a principal dificuldade nas organizações está em gerir conteúdo não-estruturado (sons, imagens, vídeos, entre outros). Além disso, apontou, o uso da telepresença está sendo ampliado, em parte porque melhorias foram implementadas na tecnologia de vídeo, mas também porque as pessoas estão cada vez mais móveis e trabalham em um ambiente mais globalizado.

Em relação ao processamento centralizado de dados, a Forrester vê uma tendência para conectar dados a soluções que permitam a análise inteligente de informações. “Não se trata apenas de ter dados em tempo real, mas também conquistar agilidade”, avalia Leganza.

Para Leganza, virtualização está impulsionando a tendência de gestão inteligente de tecnologias e a forma como arquitetos corporativos olham para as suas infraestruturas de TI.

Mas, em vez de enxergar essas tecnologias individualmente, Leganza acredita que elas só vão possibilitar a entrega de valor à companhia se estiverem integradas. "A combinação delas irá resultar em cenários de negócios positivos, permitindo ampla colaboração na companhia", afirmou.

Site: Computerworld
Data: 16/03/2011
Hora: 16h40
Seção: Tecnologia
Autor: Anh Nguyen
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/03/16/forrester-cloud-computing-e-ensaio-para-colaboracao/