Desenvolver inovação e tecnologia para um planeta mais inteligente e ajudar empresas a acelerar a adoção de soluções são os objetivos dos espaços.
A IBM Brasil inaugurou ontem (17/03), no Rio de Janeiro, o primeiro laboratório de pesquisas da companhia no Hemisfério Sul e um Centro de Soluções para Recursos Naturais, que ajudará empresas dos segmentos de petróleo, gás e mineração a acelerar a adoção de tecnologias e estratégias de negócios inovadoras.
No centro, serão realizados workshops executivos, seminários de arquitetura, provas de conceito junto aos clientes, pesquisas e demonstrações em tempo real de soluções tecnológicas.
Entre as áreas de inteligência do espaço estão gestão de ativos, sustentabilidade e logística.
Já o laboratório, é o nono de pesquisas da IBM no mundo. “Sua missão é desenvolver inovação e tecnologia para um planeta mais inteligente”, diz Robert Morris, vice-presidente de laboratórios globais da IBM Research.
De acordo com o executivo, as pesquisas conduzidas no local têm foco em quatro áreas: descoberta, exploração e logística ligada a recursos naturais; dispositivos inteligentes utilizando avanços na área de semicondutores; inovação com ênfase em eventos de larga escala, como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016; e ciências de serviços, com foco no entendimento, modelagem e simulação de sistemas com foco em qualidade, eficiência e produtividade.
A primeira grande realização do laboratório brasileiro foi o sistema de previsão meteorológica criado para o Centro de Operações Rio, PMAR. Trata-se de um modelo matemático adaptado para a cidade do Rio de Janeiro que trabalha com dados de várias fontes, incluindo satélites meteorológicos, com o objetivo de prever a incidência de chuvas e possíveis enchentes com 48 horas de antecedência.
“Uma região com abundância em recursos naturais, especialistas técnicos, mercado interno cada vez mais maduro e com crescente poder de compra da população, além de uma economia sólida e estável, formam o cenário ideal para empresas como a IBM investirem, consolidarem seus negócios e colaborarem com o desenvolvimento da sociedade”, avalia o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
De acordo com o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini, há um século a companhia vem investindo em inovações que ajudam no desenvolvimento de organizações e governos e que impactam positivamente na sociedade. “Hoje temos exemplos importantes de como a tecnologia está sendo usada para aumentar a eficiência de cidades, como o Rio de Janeiro, e elevar a qualidade de vida da população”, completa.
Site: Computerworld
Data: 18/03/2011
Hora: 12h
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/03/18/ibm-inaugura-laboratorio-de-pesquisa-e-centro-de-solucoes-no-rj/