Hoje é o Dia Mundial da Água. Desde 1992, quando foi criada a data comemorativa, o dia 22 de março de cada ano foi destinado a discussões relacionadas a esse bem que está se tornando cada vez mais escasso. Este ano, o tema é “Água para as cidades: respondendo o desafio urbano”, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para o impacto do rápido crescimento urbano, industrialização e as incertezas provocadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e as catástrofes naturais em sistemas urbanos de água.
Segundo entidades que estudam a questão do abastecimento, estima-se que, em 2025, uma em cada três pessoas correrá o risco de sofrer com a falta de água. Mas o iminente perigo parece não assustar boa parte da população mundial, que continua jogando lixo no leito dos rios e desperdiçando água ao realizar suas atividades cotidianas. Esta parcela da população parece ignorar o fato de que, embora a Terra seja formada por dois terços de água, apenas 0,007% está disponível para o consumo de toda a população do planeta.
A situação de viver em um mundo no qual a água é o bem mais precioso já é uma realidade para muitos. Segundo cálculos feitos pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), pelo menos 26 países no mundo já sofrem com esse mal, afetando cerca de 230 milhões de pessoas. Outro dado mostra que pelo menos 25 mil pessoas morrem diariamente no mundo por falta ou pela má qualidade das águas, e, ainda, que o brasileiro desperdiça muito e gasta cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. O nosso consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa utilize apenas 40 litros por dia.
Para reverter essas estatísticas é necessário que cada um faça a sua parte. Constantemente são lançadas campanhas que têm por objetivo alertar a todos sobre as consequências de um mundo no qual a água será a maior riqueza de uma nação. Levando em consideração a importância desse esforço para a conscientização, o SEPRORJ aproveita a data para apontar situações em que há um grande desperdício de água, e dá dicas de como poupá-la.
Dicas:
- Não deixe torneiras abertas
- Escove os dentes, faça a barba ou ensaboe o rosto com a torneira fechada
- Diminua o tempo do banho
- Preste atenção em pequenos vazamentos, não deixe torneiras pingando
- Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada
- Use um balde para lavar o carro, em vez de mangueira
- Procure manter a válvula de descarga sempre regulada para evitar o desperdício
- Não jogue lixo no vaso sanitário (fio dental, cabelos...). Evite entupimento
- Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez
- Só use a máquina de lavar com a carga máxima de roupas
- Antes de lavar a louça, limpe pratos e panelas e deixe-os de molho
- Utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõe mais facilmente
- Imprima sempre na modalidade frente e verso. Para produzir 1 tonelada de papel é necessária uma grande quantidade de água (mais do que qualquer outra atividade industrial)
- Não jogue nenhum tipo de resíduo no mar, rios, cachoeiras e lagos ou em suas orlas e matas ciliares.
Fique atento ao desperdício:
Escovar dentes com torneira aberta = 80 litros
Lavar louça com torneira aberta = 100 litros
Lavar carro com mangueira em meia hora = 560 litros
Lavar calçada com mangueira = 280 litros
Banhos longos = 95 a 180 litros
Fontes:
Envolverde - http://www.envolverde.com.br
Fundação Onda Azul - http://www.ondazul.org.br/
IBGE - www.ibge.gov.br
Sefloral - http://www.sefloral.com.br
World Water Day 2011 - http://www.worldwaterday2011.org/
<