Elas são capazes de tornar o navegador mais robusto para uso corporativo.
Acreditar que a Microsoft pode estar reinventando a roda ao lançar a versão 9 do Internet Explorer pode estar mais próximo da realidade que se pensa. O IE9 parece diferente do que qualquer outra versão do navegador.
A queda de 12% no share de browsers, registrada pela empresa Net Applications ao longo dos dois últimos anos, deu espaço para que os navegadores Safari e Chrome aumentassem sua participação. Para voltar a ser competitiva e reconquistar consumidores e corporações, a Microsoft investiu em duas melhorias: suporte ao HTML5 e uma nova máquina JavaScript, batizada de Chakra, segundo o diretor de Marketing de IE, Roger Capriotti.
Decididamente, o IE9 tem um design despojado. A Microsoft eliminou a maioria dos botões, menus e campos de pesquisa que pudessem gerar desordem ou desviar a atenção do internauta daquilo que realmente interessa, ou seja, no conteúdo da página exibida.
Mas por trás da aparência espartana, oferece mais potência e velocidade. A renderização de imagens agora é realizada pela GPU (processador de vídeo) e não mais da CPU.
Aqui estão cinco novos recursos para o IE aos CIOs e gerentes de TI devem prestar atenção.
HTML5
Segundo a Microsoft, seu navegador como é o “mais compatível aos padrões de web” da atualidade. O software suporta os formatos HTML5, CSS3 e SVG1.1.
Capriotti afirma que tal suporte é fruto de críticas passadas, em que a empresa era acusada de não trabalhar em conjunto com entidades de padrões web, como a W3C. “Tal parceria passa a existir a partir de agora”, diz o executivo.
Ele finaliza com uma dica para desenvolvedores de sites. “A melhor maneira de escrever websites para a plataforma Windows”, diz, “é usar o HTML5 com IE9”, finaliza.
Produtividade
Ainda sobre o suporte ao HTML5, a Microsoft é enfática ao declarar que o IE9 tem o recurso de suporte usando os recursos da GPU, o que oferece aos internautas a entrega de conteúdo multimídia de forma mais robusta, por aliviar a carga de trabalho da CPU.
Segundo Capriotti, outro recurso que pode otimizar a produtividade dos colaboradores é a função batizada de “Pinning”. Ela permite que aplicativos como o Outlook e o AIM (comunicador instantâneo da AOL) sejam fixados na barra de tarefas do navegador para serem acessados como se fossem botões comuns. O Windows 7 deu um passo além ao permitir que um website seja afixado à barra de tarefas, sem haver a necessidade de abrir um navegador.
Segurança
“A segurança relativamente robusta do IE8 encontrará continuidade na versão 9”, afirma o executivo.
O navegador deverá continuar a proteger os usuários com tecnologias, como a SmartScreen Filter – encarregada de negar que sites portadores de malware sejam baixados. A relação de recursos de segurança é completada pelo Proteced Mode e filtros de script cross-site.
Em ensaios conduzidos pela NSS Labs, o recurso SmartScreen saiu-se muito bem na hora de verificar sua robustez no bloqueio a malwares.
Uma novidade na plataforma de navegadores da Microsoft é o suporte à identificação e ao bloqueio de conteúdo em websites que procuram registrar o comportamento do usuário. Tal recurso já existia nos browsers Firefox e Chrome.
Instalação
Distribuir o IE9 em redes corporativas é um processo que pode ser realizado de diversas maneiras. Entre elas, Capriotti destaca as atualizações automáticas do Windows, o System Center Configuration Manager (para grandes corporações), e as políticas de gestão de grupos de usuários ou diretórios compartilhados.
Gestores de TI podem usar o IEAK 9 (Internet Explorer Administration Tool Kit – conjunto de ferramentas para gestão) para dar conta da distribuição de pacotes customizados do IE9.
Compatibilidade
A versão 9 do navegador será ajustável para verificar a compatibilidade entre programas e conteúdos desenvolvidos para as versões anteriores. Basta o usuário clicar no item “compatibility view”, exibido apenas quando um website não é totalmente compatível com a mais recente versão do navegador da Microsoft.
Mas, no que se refere ao sistema operacional Windows XP, não há compatibilidade com o IE9. O navegador pode ser instalado apenas em máquinas rodando o Windows Vista e Windows 7.
Tal restrição faz da Microsoft a primeira desenvolvedora relevante a encerrar o suporte ao sistema operacional Windows XP.
Site: CIO
Data: 21/03/2011
Hora: 08h30
Seção: Tecnologia
Autor: Shane O'Neill
Link: http://cio.uol.com.br/tecnologia/2011/03/18/ie9-cinco-mudancas-as-quais-os-cios-devem-prestar-atencao/