Smartphones ainda representam menos de 25% do mercado de celulares

22/03/2011

Apesar de todo o frenesi causado por iPhone e Android, mais de 75% do setor é dominado por features phones, modelos bem mais básicos e baratos.

Em 2010, as vendas de feature phones – celulares com mais funções que os modelos simples – representaram mais de 75% do mercado de dispositivos móveis. São aparelhos com recursos específicos – como os com teclado QWERTY, mas sem Wi-fi, ou com widgets na tela inicial, mas que não permitem a instalação de aplicativos.

Ou seja, apesar de todo o frenesi causado por iPhones, Androids e BlackBerrys, a maioria dos consumidores ainda prefere modelos mais baratos. “Os messaging phones, por exemplo”, afirma a analista da ABI Research, Victoria Fodale, “facilitam o envio de mensagens e, por não terem tantos recursos, possuem um preço mais em conta”.

A previsão é que até 2015 esse tipo de celular seja responsável por um terço do mercado. “Mobile phones foram desenvolvidos para regiões específicas, principalmente países em desenvolvimento, onde os clientes precisam de soluções de baixo custo para aproveitar os serviços de Internet que as provedoras oferecem”, disse o diretor Kevin Burden.
“Em regiões da Ásia, Oriente Médio e América Latina o acesso à rede, por vezes, só se dá via conexão móvel”, complementou Fodale. Por isso, a oferta de serviços para feature phone é uma tendência.

Recentemente, o Facebook lançou um aplicativo para que celulares mais simples também possam acessar a sua rede. Ele funciona com mais de 2500 aparelhos, da marcas como Nokia, Sony Ericsson e LG.

Site: IDG Now!
Data: 21/03/2011
Hora: 9h
Seção: Telecom e Redes
Autor: Lexton Snol
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2011/03/18/smartphones-ainda-representam-menos-de-25-do-mercado-de-celulares/