Botão permite que usuário impeça instalação de cookies por anúncios on-line; lei que determina mecanismos de opt-out vai entrar em vigor em maio.
O Yahoo antecipou-se a uma nova diretiva da União Europeia e introduziu na região um recurso projetado para assegurar a privacidade dos usuários da web por meio de um botão de opt-out para cookies.
Anunciado na sexta-feira (18/3), o novo recurso pode ajudar os países do continente a se ajustar a uma nova lei que começará a vigorar em 25 de maio. A iniciativa do Yahoo também surge depois de meses de preocupação e especulação em Bruxelas - uma das sedes do Parlamento Europeu -, de que muitos países da região não estariam de forma alguma preparadas para obedecer à nova regra, conhecida como "Diretiva do Cookie".
A nova lei forçará as empresas a obter "consentimento explícito" dos usuários da web antes que façam uso de cookies - arquivos colocados no browser do usuário para rastrear sua atividade online entre diversos sites. A nova lei foi aprovada em 2009 e os Estados-membros têm até maio desde ano para implementá-la.
Consentimento
A diretiva estabelece que um cookie poderá apenas ser armazenado ou acessado em um computador se "o usuário tiver dado seu consentimento, tendo recebido informação clara e abrangente".
Mas tem havido confusão sobre o que isso realmente significa na prática. Não está claro se o fato de um navegador estar configurado para aceitar cookies pode ser interpretado como consentimento, embora alguns países estejam trabalhando com os desenvolvedores de browsers para obedecer à diretiva.
E o novo plano do Yahoo pode ou não atingir as exigências legais. O plano permite aos usuários clicar num botão "AdChoices", visível no canto superior direito dos anúncios. Ele fornece aos usuários informação sobre a publicidade do Yahoo e dá a chance de escolher opt-out em relação aos cookies.
Para muitos, parece uma solução mais prática do que exigir que os usuários façam opt-in ou opt-out para cada anúncio individual.
Contudo, o plano do Yahoo não foi criado especificamente para se ajustar à nova diretiva. Isso pode ter um efeito colateral, explicou um porta-voz, mas este plano está sendo posto em ação por toda a Europa dado o sucesso de uma iniciativa similar que se mostrou popular com a indústria de publicidade nos Estados Unidos.
Segundo estimativas, a indústria europeia de publicidade online gira em torno de 20 bilhões de dólares por ano.
O Yahoo minimizou o aspecto opt-out de seu plano AdChoices. "Trata-se mais de deixar os usuários gerenciar seus cookies. Eles também podem escolher ativar o opt-in para categorias nas quais está interessado", disse o porta-voz.
Preocupação
A Comissão Europeia está incumbida de decidir se as propostas de autorregulamentação dos Estados-membros se adequam de fato à nova lei. Ao mesmo tempo, a agência de cibersegurança da UE, Enisa, publicou recentemente um documento em que manifesta preocupação sobre a segurança e a privacidade a respeito de novos tipos de cookies online. A agência recomendou que tanto o navegador quanto o servidor de origem exijam consentimento do usuário.
O propósito da nova diretiva é atualizar as regras em vigor com base na visão de que é preciso "assegurar um alto nível de proteção do consumidor e dos direitos dos usuários, em particular o direito a proteção de dados e de privacidade no campo de comunicações eletrônicas".
A Comissão Europeia entende que esses direitos devem também ser estendidos a cidadãos com menos experiência em tecnologia, uma posição que agrada a alguns grupos de direitos digitais, já que para estes a simples reconfiguração das preferências de cookie no navegador não é suficiente.
Site: IDG Now!
Data: 21/03/2011
Hora: 12h15
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/03/21/yahoo-antecipa-se-a-lei-europeia-e-oferece-botao-de-opt-out-para-cookies/