A SAP está disposta a usar o tratamento diferenciado da informação para conquistar novos clientes, especialmente, na carteira dos principais concorrentes. Tanto que ao longo desta semana, a empresa, durante o SAP Forum 2011, que acontecerá na capital paulista, fará o lançamento oficial da versão 4.0 do software de Business Intelligence, produto que estava em laboratório há três anos e foi aprimorado com a incorporação da Sybase.
"Cada vez mais, com a mobilidade, fazer melhor é fazer em tempo real. A solução de BI para mobilidade é voltada, sim, para as pequenas e médias empresas. Elas sabem que usar o celular ou o tablet será um diferencial de concorrência. E essas empresas já ganham negócios das grandes, pela agilidade da tomada de decisão", destaca Valsoir Tronchin, presidente da Sybase do Brasil.
Bastante cautelosa ao falar sobre o uso da computação na nuvem, a SAP prefere reforçar a tese da oferta no modelo on-demand - onde a solução é ofertada no modelo de software como serviço. E a versão 4.0 do BI será ofertada assim no Brasil, a partir do lançamento mundial, nesta terça-feira, 22 de março. Não à toa, Luis Cesar Verdi, presidente da SAP Brasil, sustenta que a versão 4.0 é, sim, um diferencial para entrar na carteira de clientes rivais.
"Temos uma solução sem igual para ter acesso à informação e para favorecer à tomada de decisão e como ela se integra a qualquer ERP(pacote de gestão) temos a convicção que será adotada não apenas pelos nossos clientes, mas também por empresas que precisam ampliar o acesso ao dado, com informações já trabalhadas e de forma simplificada", destacou.
A nova versão de BI permite ainda integração com as soluções SAP de EPM (gestão de desempenho empresarial) e GRC (governança, risco e cumprimento de normas). Mas se há uma grande aposta no sucesso da adoção da nova ferramenta de gestão analítica, a SAP admite que o desembarque do SAP Business by design - que adota o conceito de software como energia elétrica - vai atrasar no país.
A solução, prometida para este ano, poderá chegar apenas em 2012. Neste momento, informa Verdi, está em processo de localização. "É um produto muito sensível, diferenciado e que vai nos abrir mercados distintos. Temos que fazer essa localização da melhor forma possível para garantir o melhor serviço", destacou.
Indagado também sobre a presença da SAP junto às pequenas e médias empresas, Verdi foi bastante sincero. "Queremos e estamos trabalhando para ter um número maior de clientes nesse segmento, mas queremos também os grandes clientes. Atrair usuários de outros ERPs para a nossa base".
E, de certa forma, disse que o desempenho da SAP junto às PMEs é satisfatório, apesar de, sim, exigir novos desafios. A SAP informou que, atualmente, 1000 clientes são grandes corporações e pouco mais de 350 são de PMEs, com faturamento até US$ 500 milhões.
E para crescer ainda mais, o presidente da SAP Brasil informou que irá ampliar o ecossistema de canais, hoje, muito concentrado na região Sudeste. "Temos que olhar mais o Brasil e estamos trabalhando bastante nisso. Abrir frente em outras regiões", completou.
Site: Convergência Digital
Data: 21/03/2011
Hora: 16h45
Seção:Negócios
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25621&sid=5