Segundo instituto, sistema da Microsoft foi o mais citado pelas 3800 pessoas entrevistadas. Windows 7, porém, não foi desenvolvido para rodar em tablets.
O iPad e os tablets com Android dominam as atenções do mercado. Ainda assim, a Microsoft não deve se dar por vencida. Pelo contrário. Em recente pesquisa, coordenada pelo instituto Forrester, um tablet com Windows apareceu como o principal desejo entre as 3800 pessoas entrevistadas.
“O sistema operacional mais pedido pelos consumidores é o Windows. E por que não? O produto da Microsoft ainda domina o mercado de PCs e, já que os usuários estão acostumados a ele, nada mais lógico do que querê-lo também nos tablets”, diz o blog Gadgetwise.
De fato, é uma ótima notícia para a gigante dos softwares saber que há uma demanda reprimida à espera de seu tablet. Mas há também um grande perigo nisso. Os dispositivos que chegarão com Windows 7 – SO que não foi desenvolvido para esse tipo de aparelho – não deverão estar à altura de competir com o iPad – cujo sistema foi perfeitamente adaptado à tela sensível ao toque de 10 polegadas – e com o Motorola Xoom – que vem com o Android construído para tablets, o Honeycomb. Portanto, quando essas pessoas forem atrás de tais produtos, poderão se decepcionar, o que deixará a imagem da companhia de Redmond desgastada – como aconteceu no mercado de smartphones, graças ao seu Windows Mobile.
Aparentemente, o Windows 8 – que será desenvolvido já tendo os tablets em vista – não será lançado até julho de 2012. Em termos de tecnologia, este um ano e meio parecerá uma década.
A questão será ver se a opinião dos clientes se manterá a mesma até lá, ou se eles se renderão ao iPad e ao Android, concluindo então que não precisam de mais um Windows no fim das contas.
Site: IDG Now!
Data: 22/03/2011
Hora: 10h
Seção: Mercado
Autor: Preston Gralla
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/03/21/pesquisa-revela-que-consumidores-querem-tablet-com-windows/