Depois de fechar o que chamou de maior contrato no mercado corporativo brasileiro com a Petrobras, a LANautilus, empresa da operadora para oferta de conexão de rede, da Telecom Italia Sparkle, entra na disputa para ser a fornecedora de serviço de enlace internacional da Telebrás. Operadora prevê disputa acirrada com os outros players desse segmento - Global Crossing, Globenet, da Oi, entre outras.
"Estamos na disputa do pregão de enlace internacional da Telebrás. Os enlaces nacionais serão disputados pela Intelig, também subsidiária da Telecom Italia", revela Maria Teresa Ferrigno, diretora para Sul e Centro América da Telecom Italia Sparkle, que participou em São Paulo, de evento sobre capacidade de rede. A Telebrás receberá propostas com preços até o dia 25 de março.
Indagada sobre o contrato firmado com a Petrobrás - irá conectar os escritórios da Petrobrás no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela com 34 Mbits - a executiva disse que os primeiros pontos já foram ativados no começo de 2011 - a conexão será feita em links de 34 Mbits. Outro contrato, revela ainda Marco Salomão, da LANautilus do Brasil, prevê o uso da rede da empresa para saída de Internet, com interligação aos Estados Unidos.
Sem querer adiantar valores ou detalhar o projeto de rede, alegando acordo de confidencialidade com a Petrobras, Salomão garantiu que 'o contrato firmado, com duração de 36 meses, é o maior já fechado pela unidade no Brasil no mercado corporativo'.
O contrato com a Petrobras é visto como um meio de abrir novas frentes de negócio no Brasil, depois que a LANNautilus viveu um período à margem dos projetos - teve, inclusive, a venda cogitada pela Telecom Italia, mas com o redirecionamento da estratégia da operadora para Argentina e Brasil, ganhou fôlego.
"Temos uma rede com capilaridade mundial. Queremos fornecer para os nossos clientes da Italia, no Brasil. E já estamos entrando nas concorrências", observou Maria Teresa Ferrigno.
A LANautilus possui cinco pontos de presença no Brasil - três em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Fortaleza, no Ceará. No mercado de operadoras, os grandes clientes são TIM e Intelig, controladas pela Telecom Italia, mas há acordos de serviço com as demais operadoras do país. O projeto de retomada de mercado prevê, agora, atender aos provedores de acesso à Internet.
Site: Convergência Digital
Data: 22/03/2011
Hora: 15h30
Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25634&sid=8