HP considera anticonsumidora decisão da Oracle sobre Itanium

25/03/2011

Para a fabricante, o comportamento da empresa de software tem a ver com o “declínio de servidores Sun”.

A HP anunciou hoje que vai “continuar a desenvolver e a inovar as plataformas de servidores Integrity baseadas em plataformas Itanium [da Intel] com o seu sistema operativo HP-UX, por meio da utilização de um ‘roadmap’, que se estende por mais de dez anos”, referiu a empresa em comunicado.

Esse fabricante também “continuará a garantir o suporte a clientes que possuam versões do software da Oracle em servidores Integrity baseados em Itanium, para plataformas atuais e futuras, pelo mesmo período de tempo”.

Em paralelo, a HP ataca a Oracle por continuar “a demonstrar comportamentos anticonsumidor na medida em que tenta salvar o seu negócio em declínio de servidores Sun”, segundo Dave Donatelli, vice-presidente executivo e gestor de Enterprise Servers, Storage e Networking da HP, citado no comunicado.

“A HP acredita na concorrência justa e honesta. Estamos chocados com a atitude da Oracle de colocar em risco as empresas e os governos, provocando perdas de produtividade de centenas de milhares de dólares, numa infeliz jogada para limitar a concorrência justa”.

A HP lembra que, perante a declaração  da Oracle, o presidente e CEO da Intel, Paul Otellini, afirmou que “o trabalho da Intel nos processadores e plataformas Intel Itanium continua inabalável com múltiplas gerações de chips atualmente em desenvolvimento e sem atrasos.

Permanecemos firmemente comprometidos em disponibilizar um ‘roadmap’ competitivo e multigeracional para o HP-UX e para outros clientes de sistemas operativos que correm sobre a arquitetura Itanium”.

Esse “roadmap” passa pelo Poulson, a próxima geração de processadores de 32nm da Intel, com 8 núcleos nativos Itanium, seguindo-se o Kittson, atualmente em desenvolvimento, ainda segundo a HP.

Site: Computerworld
Data: 24/03/2011
Hora: 15h03
Seção: Negócios
Autor: Patrick Thibodeau

Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/03/24/hp-considera-anticonsumidora-decisao-da-oracle-sobre-itanium/