A chinesa ZTE está enfrentando o aumento de preços de componentes para celulares como baterias, telas e filtros de radiofrequência devido à baixa dos estoques causada pelo terremoto do Japão.
Mais de uma semana após o terremoto, as fabricantes do Japão, importantes produtoras de componentes usados em muitas partes dos celulares, estão se esforçando para recuperar o ritmo de produção enquanto suas instalações sofrem com falta de energia e infraestrutura danificada.
O presidente da unidade de telefones e equipamento de rede da ZTE na América do Norte, Lixin Cheng, afirmou que o desastre natural afetou notavelmente a cadeia de distribuição de componentes de aparelhos celulares.
"Já vemos os preços de alguns componentes aumentando devido à baixa nos estoques", disse Cheng em uma entrevista durante o CTIA Wireless, evento de tecnologia que ocorre em Orlando nesta semana.
Ele se negou a estimar quanto os preços haviam subido.
A ZTE tem evitado atrasos nos seus pedidos de componentes, segundo Cheng, por estar trabalhando com fornecedores alternativos em países como a Coréia, China e Taiwan.
Ele afirmou que ainda é muito cedo para prever o impacto nos lucros da companhia.
"Esperamos que a situação se estabilize em um prazo de três a seis meses", disse.
Site: UOL Tecnologia
Data: 24/03/2011
Hora: 16h30
Seção: Últimas Notícias
Autor: Sinead Carew
Link: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/03/24/zte-enfrenta-alta-nos-precos-de-componentes-apos-terremoto.jhtm