Segundo arquiteto-chefe, empresa quer ter certeza de que cada tecnologia liberada será útil e poderá oferecer valor para a comunidade.
O Yahoo planeja liberar algumas de suas tecnologias, incluindo as relacionadas a armazenamento, à comunidade open source, afirmou um executivo sênior da empresa.
Os sistemas a serem abertos foram construídos pelo Yahoo para lidar com a audiência massiva de seus sites, mas não trazem necessariamente vantagem competitiva à empresa, disse David Chaiken, arquiteto-chefe do Yahoo, em uma entrevista em Bangalore, na Índia, na sexta-feira (25/3).
Em 2009, o Yahoo doou seu Traffic Server, um software de cache de proxy escalável, à Fundação Apache.
Dentro do Yahoo, um grupo de trabalho em open source tem avaliado tecnologias que poderiam ser consideradas no processo de liberação como código aberto.
A empresa tem primeiro que se certificar que cada uma dessas tecnologias será útil e poderá oferecer valor significativo fora do Yahoo, antes de liberá-lo como open source, disse Chaiken.
Comunidade
Passar pelo processo de open source toma tempo e esforços, o que inclui também a construção de uma comunidade em torno dos produtos. Assim, a empresa tem primeiro de conferir se há interesse dos desenvolvedores, acrescentou.
A liberação de tecnologia à comunidade open source ajuda o Yahoo a construir reconhecimento e uma marca técnica na comunidade especializada, e também desenvolver relacionamento com universidades e empresas, disse Chaiken.
Também há alguns benefícios financeiros em ter uma comunidade de desenvolvedores trabalhando nos projetos, apontou.
Grande parte da infraestrutura de TI do Yahoo é construída em torno de software de código aberto, incluindo a plataforma de computação distribuída escalável Hadoop que ajuda o Yahoo a executar tarefas em uma escala muito grande, disse Chaiken.
No começo deste ano, o Yahoo afirmou que estaria abandonando sua distribuição de Hadoop e usaria o Apache Hadoop, um projeto da Fundação Apache.
Site: IDG Now!
Data: 28/03/2011
Hora: 11h07
Seção: Mercado
Autor: John Ribeiro
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/03/28/yahoo-planeja-abrir-codigo-fonte-de-tecnologias-nao-criticas/