Em 23, 24 e 25 de novembro deste ano, a Fundación Ciencias de la Documentación está organizando em conjunto com entidades internacionais do setor, a jornada profissional Mobile Document Management (http:/www.documentalistas.org/eventos/mobileDM). O objetivo é analisar em profundidade os efeitos que o novo paradigma tecnológico móvel está causando nas unidades de informação, assim como no trabalho dos profissionais de documentação que têm de se adaptar à gestão documental de dados e de conteúdo em dispositivos sem fio, cada vez com mais aplicações.
Livro MobileDM
A fim de enriquecer o debate sobre a jornada, o departamento de publicações da Fundação está desenvolvendo um livro digital (e-book) em que, coletivamente, participarão experts da informação e documentação de diversos países. A coordenação é de José Raul Vaquero (presidente da Fundação).
O livro trará as opiniões desses profissionais, que identificarão os aspectos positivos e negativos que tecnologias móveis – especialmente em redes 4G – têm sobre o trabalho de profissionais da informação na gestão documental, bem como as mudanças e novas medidas que deverão tomar a fim de adaptar suas instituições e a capacidade de trabalho do paradigma móvel.
O livro é dirigido principalmente aos profissionais da informação e documentação para informar sobre a magnitude das mudanças que a nova realidade sem fio provocarão em breve no trabalho com documentos nas unidades de informação, afetando pontos como a segurança de dados, estratégias de comunicação, acesso à informação móvel, gestão de banco de dados, uso de aplicações móveis, novas formas de interagir com os usuários em ambientes móveis etc.
Em suma, o livro procura responder a questões como quais as mudanças provocarão as tecnologias móveis no trabalho dos profissionais de TI? Estão estes profissionais adaptados a essas mudanças? As empresas desenvolvedoras de aplicativos móveis de gestão de conteúdo/documentos contam com experiência e conhecimentos dos profissionais da informação? Em que aspectos devem-se prestar atenção na hora de trabalhar com dados e conteúdo móveis (ex: segurança, acesso a banco de dados, compreensão de informação)? Está o Mobile Open Source à altura das aplicações comerciais em móveis? Enfim, o que temos de ter em mente para manter-se como profissionais da informação e documentação paradigma de mobilidade?
Participação no livro
Por isso, convidamos à participação no livro com um artigo de 10 a 20 páginas (A4, fonte Arial 12), com opiniões, conhecimentos e/ou reflexões sobre essa temática.
O prazo para envio de artigo termina em 1º de setembro de 2011. A participação é aberta, livre e independente. Cada autor receberá uma cópia do e-book (PDF) e um certificado digital pela participação como autor na obra coletiva.
Outras informações - Mobile Document Management
Data: dias 23, 24 e 25 de novembro de 2011.
Modalidade de participação: o mobileDM será realizada totalmente on-line, utilizando a plataforma eCongress da Fundação.
Línguas: A língua oficial da jornada é o castelhano, mas serão aceitos como língua de trabalho para papers e contribuições dos participantes o Inglês e o Português.
Custo: 100 Euros. Membros da Fundação: 50 Euros.
Mais informações: http://www.documentalistas.org/eventos/mobileDM