O Brasil deu um grande passo rumo à internacionalização da biotecnologia nacional. No dia 23 de março foi lançada em Brasília a Associação Brasileira de Biotecnologia (Brbiotec), que reunirá empresas e instituições integradas no desenvolvimento de pesquisas em energia, saúde, agricultura e meio ambiente. Tendo como instituições mãe o Cietec, localizado no campus da USP, e o Polo Bio-Rio, localizado no campus da UFRJ, a iniciativa conta com o apoio da Apex-Brasil, e tem a missão de alinhar o país à agenda biotecnológica internacional.
Com a proposta de criar parques biotecnológicos e colocar o Brasil na rota dos grandes investimentos da área, o novo projeto permitirá que o país participe mais efetivamente de uma economia que mundialmente já soma US$ 27 trilhões de dólares, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD).
Ainda no lançamento foi divulgado o primeiro evento no qual a BRBIOTEC marcará presença: a BIO 2011, maior feira de biotecnologia do mundo que esta marcada para acontecer em Washington no mês de junho. Para o presidente da nova associação, Fernando Kreutz, a participação brasileira no evento é fundamental porque vai apresentar não só as pesquisas do país, mas também o seu lado empresarial.
Com a coordenação de esforços capitaneados pela Brbiotec Brasil, o objetivo é que a tecnologia desenvolvida por empresas nacionais desse segmento torne-se uma referência mundial. Esse salto representará avanços, por exemplo, para as pesquisas em terapia celular, energias alternativas, tecnologias agrícolas e produtos farmacêuticos.
Fora o Cietec e o Polo Bio-Rio, a associação é integrada por outras empresas que atuam em diferentes áreas da biotecnologia. A Brbiotec Brasil é composta por Fernando Kreutz (empresa FK Biotecnologia – RS) como presidente, Márcio Bósio (Abimo) como vice-presidente, Sergio Risola (Cietec) como diretor técnico I, Emanuel Sérvio (Biogene – PE) como diretor técnico II, Katia Aguiar (Bio-Rio) como diretora administrativo-financeira e Eduardo Giacomazzi como gestor executivo.