Computação na nuvem leva TI a impulsionar Inovação

30/03/2011

A CA Technologies divulgou nesta segunda-feira, 28/03, uma pesquisa que revela que a computação na nuvem já confere um papel mais central para a TI no estabelecimento de estratégias de negócios e no impulso à inovação. A grande maioria dos entrevistados (96%) acredita que o papel principal da TI mudou no decorrer dos últimos cinco anos, enquanto 71% apostam na manutenção dessa tendência pelos próximos dois anos. A pesquisa, conduzida pela IDG Research Services e patrocinada pela CA Technologies, ouviu 200 gestores de TI nos Estados Unidos e na Europa.

Entre os profissionais que participaram da pesquisa, mais da metade (54%) concorda que o atual valor da TI é definido, em grande parte, por seu papel como detentora e operadora da infraestrutura de TI; no entanto, os entrevistados acreditam que em um período de dois anos, será a gestão da cadeia de fornecedores que estabelecerá o valor principal da TI. Para metade dos pesquisados, o aumento dos serviços baseados na nuvem, particularmente aqueles que eram antes gerenciados in-house, é o que contribui para essa evolução.

"À medida que as organizações de TI transformam sua função principal, de detentoras e operadoras de infraestrutura para gestoras de serviços internos e externos multiplataforma e muito mais complexos, os CIOs têm o desafio de redefinir o valor da TI para os negócios", afirma Rosano Moraes,vice-presidente de Virtualização, Gerência de Serviços e Automação da CA Technologies para a América Latina. "Essa mudança traz novas e estimulantes oportunidades para os profissionais de TI ampliarem sua importância dentro da empresa, assumindo o papel de consultores estratégicos para os negócios".

Os resultados da pesquisa também revelam que os profissionais de TI acreditam que a cloud computing acelera a agilidade (63%), a inovação (58%) e a colaboração com os negócios (57%). Os entrevistados prevêem que a computação na nuvem irá impulsionar a produtividade da TI (51%) e diminuir o tempo e os recursos do pessoal de TI dedicado ao suporte técnico.

Essa transformação exigirá uma mudança significativa no atual conjunto de recursos das organizações de TI, o que inclui uma demanda por maior experiência em gerenciamento e em negócios. Entre os outros pontos importantes levantados pela pesquisa, destacam-se:

•      Mais da metade (60%) dos entrevistados disseram que a demanda por pessoal com expertise em cloud computing aumentou nos últimos cinco anos, enquanto 63% estimam que essa demanda crescerá nos próximos dois anos.

•      Dois terços (66%) mencionaram a habilidade para gerenciar provedores de serviços, como a capacidade de TI que provavelmente aumentará de importância nos próximos dois anos.

•     72% disseram que suas organizações de TI estão dedicando mais tempo à gestão de TI terceirizada ou aos serviços cloud do que faziam cinco anos atrás, aí incluído o tempo despendido em gerenciamento de fornecedores.

•      Perto de 70% dos entrevistados concordam que um número crescente de CIOs e de profissionais sênior de TI terá no futuro, em seus currículos, ênfase no background de negócios, ao invés de tecnologia.

Os entrevistados prevêem novos cargos de TI para os profissionais dedicados à cloud computing e ao gerenciamento de fornecedores. Estes seriam:

•      Arquiteto de Cloud
•      Gerente de Serviços Cloud
•      Especialista em Integração Cloud
•      Engenheiro/Gerente de Segurança Cloud
•      Diretor de Infraestrutura Cloud
•      Vice-presidente Executivo de Tecnologias Cloud

Impulsionada pelas tendências confirmadas por esta pesquisa, a TI se assemelha cada vez mais a uma cadeia de fornecedores. O modelo tradicional da cadeia de fornecedores é geralmente associado à atividade industrial, onde grupos diversos de recursos (tecnologia, processos, bens, serviços e pessoal) são organizados de maneira lógica para a entrega de bens e serviços a uma base de clientes.

Entretanto, à medida que aplicações, infraestruturas e até processos de negócios migram para a nuvem, as organizações de TI podem vir a se tornar efetivas gestoras de cadeias de fornecedores, utilizando diversos recursos internos e externos. O objetivo dessa abordagem é que a TI crie valor e que, de maneira crescente, impulsione o crescimento dos negócios.

Para ter acesso ao relatório completo da pesquisa e ao documento "With a Push from Cloud Computing, IT Shifts toward Supply Chain Model", da Global Market Pulse, visite http://www.ca.com/us/lpg/forms/na/cld/10521_12702.aspx. Dados adicionais estão disponíveis no SLIDESHARE LINK.

Metodologia da Pesquisa
Esta pesquisa foi realizada via Internet em outubro de 2010, com executivos de TI (no nível de gerência ou superior) com experiência igual ou superior a cinco anos, em empresas com receitas iguais ou acima de US$ 500 milhões (ou com orçamentos de TI iguais ou superiores a US$ 100 milhões, dos setores público e/ou sem fins lucrativos).

Os entrevistados foram escolhidos também com base no critério de envolvimento na compra ou na implementação de software corporativo e/ou de tecnologia de data center em suas organizações. Nos Estados Unidos, a pesquisa foi conduzida entre membros qualificados do público leitor da Revista CIO.

Fora dos EUA, o trabalho foi realizado junto a um painel internacional de profissionais de TI. Um total de duzentas entrevistas foi realizado - 100 nos EUA e 100 na Europa (Reino Unido, Alemanha e França).

Site: Convergência Digital
Data: 29/03/2011
Hora: ------
Seção: Cloud Computing
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25701&sid=97