SEPRORJ participa de jantar com Secretário de Políticas de Informática do MCT

31/03/2011

O SEPRORJ participou de jantar com o Secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na terça-feira, 29/03. O objetivo do encontro era a aproximação do secretário Virgilio Almeida com os representantes do setor de TI de todo o país.

Em discurso, o secretário apontou ações que pretende tomar durante o período a frente da SEPIN. Segundo Virgílio Almeida, a participação das associações de classe e das empresas junto ao Ministério é necessária, e afirmou que a Secretaria está aberta a contribuições, críticas, correções e também para auxiliar em situações difíceis que possam surgir.

Virgílio Almeida destacou que o Brasil tem condições de crescer muito em TI: “Nós temos os recursos humanos necessários, é uma geração que tem essa indústria como desafio. O Brasil pode se tornar um país forte tecnologicamente, competitivo.”

O secretário informou que o Ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante aposta nas TIC como um segmento a se investir, e disse que é preciso aproveitar esse compromisso e o interesse do ministério para apresentar propostas concretas, e comprometeu-se em articular essas condições, criando possibilidades à TI. Ele ainda propôs um olhar mais amplo, pensando a longo prazo:

-Temos que traçar macrometas, para o trabalho não ficar sem rumo. Ao traçar essas metas e prioridades de longo prazo, conseguiremos construir objetivos mais ambiciosos. E o governo não tem como fazer isso sozinho, por isso conta com idéias e a colaboração das entidades e das empresas na construção desses interesses e articulações.

Finalizando, Virgílio Almeida acredita que deva ser pensado um Plano Nacional de Software, em complemento à Lei de Informática, visando a construção de um país pioneiro na área de TIC.

Priscila Thereso
Jornalismo | SEPRORJ