Novidade abre caminho para a chegada do novo tablet da Apple ao mercado brasileiro.
Ao contrário da primeira versão, que levou quase oito meses para chegar ao mercado brasileiro, o Ipad 2 não deve demorar muito para ser lançado no País. É que a Anatel acaba de homologar as versões Wi-Fi e Wi-Fi + 3G do equipamento, de acordo com os documentos do processo obtidos pela Macworld Brasil.
O mais recente tablet da Apple precisa receber a homologação por utilizar mecanismos de radiofrequência - conexão Wi-Fi e 3G. De acordo com a resolução 242 da Anatel, "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”. Vale lembrar que a homologação não signfica a chegada imediata do equipamento às lojas. Mas, agora, só depende da Apple.
Apesar de a unidade brasileira da fabricante ainda não confirmar a data de lançamento do tablet no País, o iPad 1 chegou às lojas brasileiras cerca de três meses depois de ser homologado.
Anunciado no último dia 2/3 por Steve Jobs, e lançado dia 2/3 nos Estados Unidos, o iPad 2 traz câmeras para videoconferência e é mais rápido, leve e fino que o modelo original, que vendeu cerca de 15 milhões de unidades em apenas 9 meses.
No seu lançamento, o iPad 2 gerou grandes filas, tanto no mercado norte-americano quanto na Europa. Na Inglaterra, consumidores chegaram a ficar 33 horas na fila para comprar um.
Poucas horas após começar a ser vendido oficialmente nos EUA, a loja online da Apple já estava com seus estoques iniciais esgotados.
No dia 25/3 a Apple lançou o equipamento em mais 25 países e anunciou a chegada do produto em abril a outras regiões, como Coreia, Cingapura e Hong Kong. Apesar de não aparecer entre os países que receberão o aparelho em abril, a chegada ao País nessa data não está totalmente descartada, já que o comunicado da Apple cita “outros países”, sem entrar em detalhes.
Na lista dos países que receberam o produto no dia 25/3 estão Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Itália, México, Luxemburgo, Nova Zelândia e Inglaterra, entre outros. Havia a expectativa de que o lançamento fora dos Estados Unidos fosse adiado, por conta das fortes vendas no país, o que acabou não acontecendo.
Segundo estimativas da Samsung, que vende o Galaxy Tab no País, devem ser comercializados 400 mil tablets em 2011.
Site: Mac World
Data: 31/03/2011
Hora: 17h11
Seção: Notícias
Autor: Daniel dos Santos e Luiz Mazetto
Link: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2011/03/31/anatel-homologa-o-ipad-2-no-brasil/