Oito de abril é o dia Mundial de Combate ao Câncer, nome dado ao conjunto de mais de cem doenças causadas pelo crescimento desordenado de células do corpo humano que acabam invadindo tecidos e órgãos. Segundo estudos divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2011 as formas mais incidentes da doença serão o câncer de pele, próstata, pulmão, colo do útero e tumores de mama femininos.
Atualmente, a alta exposição aos fatores de risco, como uso do tabaco, obesidade, radiação e hábitos alimentares ruins, e o crescimento da expectativa média de vida, que tem como consequência o envelhecimento da população, são os principais contribuintes para o aumento de casos diagnosticados. De acordo com informações divulgadas em fevereiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, perdendo apenas para doenças cardiovasculares.
Por isso este dia é tão importante. O combate ao câncer é uma necessidade crescente, e quando se diz respeito à saúde, prevenir sempre é o melhor remédio. A prevenção e o tratamento precoce são as melhores formas de combater essa doença silenciosa. Além dessas ações permitirem que tratamentos menos agressivos possam ser aplicados no paciente, elas também podem tornar muito maiores as chances de sobrevivência.
O SEPRORJ aproveita o Dia Mundial de Combate ao Câncer para dar algumas dicas de como prevenir a doença:
- evitar o uso do tabaco em qualquer uma de suas formas;
- evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
- evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e usar sempre filtro solar;
- as mulheres devem retirar lesões do colo uterino antes que se tornem malignas e a partir dos 40 anos devem fazer o exame clínico das mamas anualmente;
- evitar contato, sem proteção, com solventes utilizados na indústria;
- manter uma dieta alimentar saudável (comer mais frutas, legumes e cereais, e diminuir o consumo de carne vermelha e alimentos gordurosos);
- a partir dos 40 anos, homens devem fazer periodicamente o exame de próstata;
- realizar diariamente a higiene oral, e consultar o dentista regularmente.
Lembre-se, adotar hábitos mais saudáveis para a sua vida diminui as chances de desenvolver a doença.
Fontes:
http://www1.inca.gov.br/
http://boasaude.uol.com.br/
http://www.prevencaodecancer.com.br/
http://www.abcdasaude.com.br/
Texto: Nathalia Menezes
Edição: Priscila Thereso
Jornalismo | SEPRORJ