Computadores processam 9,57 zettabytes de dados por ano

08/04/2011

Altieres Rohr Especial para o G1

Pesquisadores da Universidade de San Diego, na Califórnia, estimaram a capacidade mundial para o processamento de informação em 9,57 zettabytes por ano. Segundo os pesquisadores, essa quantidade de informação poderia ser colocada em uma pilha de livros que faria 20 vezes o trajeto da Terra até Netuno, o último planeta do sistema solar.

Esse número também pode ser expresso em 9.570.000.000.000 (nove trilhões, quinhentos e setenta bilhões) de gigabytes. Cada gigabyte é suficiente para armazenar um filme de DVD (definição normal) em alta qualidade ou dez CDs de música em qualidade MP3 de 192k. Os maiores discos rígidos existentes hoje armazenam cerca de 3 terabytes.

Os dados são baseados na quantidade processada por todos os 27 milhões de servidores do mundo e foi estimada a partir de entrevistas com empresas e fabricantes de computadores, que ajudaram a estimar a capacidade e o uso médio de um servidor.

O armazenamento de computador tem sido tradicional medido em kilobytes, depois megabytes e, agora, gigabytes. Depois vem terabytes, petabytes e exabytes. Um exabytes equivale a 1 bilhão de gigabytes, e 1 zettabyte é 1 mil exabytes.

Em fevereiro, outro grupo de pesquisadores da Califórnia, em Los Angeles, estimou a capacidade mundial de armazenamento permanente de dados em 295 exabytes. O número significa que toda a informação armazenada no mundo poderia ser processada 32 vezes. No entanto, é possível que muitas dessas informações não tenham sido reprocessadas, e, sim, que novas informações, voláteis, tenham sido criadas e processadas também.

Os pesquisadores observaram que o número pode ser inferior ao real, porque não inclui dados de empresas que montam seus próprios servidores, como Google, Yahoo e Microsoft cuja capacidade não é fácil de medir.

Site: G1
Data: 07/04/2011
Hora: 14h33
Seção: Tecnologia e Games
Autor: Altieres Rohr
Link: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/04/computadores-processam-957-zettabytes-de-dados-por-ano.html