No entanto, apesar da conexão lenta, o brasileiro fica muito tempo online: mais de 31 horas por mês. A média supera facilmente a de todos os países pesquisados.
Estudo divulgado pela Nielsen mostra que o Brasil está muito atrás das outras nações em relação à qualidade da Internet. Quase um terço dos internautas (31%) tem conexões consideradas lentas – até 512Kbps – e pouco menos da metade (48%) conta com velocidade média – de 512Kbs a 2Mbps. O mais próximo do País nesse quesito é a Austrália, onde tais índices ficaram em 9% e 27%, respectivamente.
No entanto, apesar da conexão lenta, o brasileiro fica muito tempo online: mais de 31 horas por mês. A média supera facilmente a de todos os países pesquisados, o que mostra que a atração pela rede mundial independe da velocidade da banda.
Mesmo olhando para cada país individualmente, a Nielsen não encontrou relação entre o tempo conectado e a qualidade da banda – por mais que os usuários com piores conexões tendam a usar menos a Internet doméstica. No Brasil, por exemplo, pessoas que navegam a velocidade superior a 8 Mbps – considerada super rápida – ficaram 30h59 online em fevereiro, ante 30h53 dos que acessam a uma velocidade menor de 512Kbps.
Na Suíça, país com a melhor banda larga, 50% tem conexões rápidas – entre 2 Mbps e 8 Mbps – e 38%, super rápidas. Lá, aliás, é possível ver uma clara distinção entre os mais afortunados e os menos. Os com melhor banda ficaram 21h19 online, e os com menor, apenas 10h.
Participaram do estudo da Nielsen nove países: além de Brasil, Austrália, Suíça, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos tiveram suas velocidades de conexão monitoradas.
Site: IDG Now!
Data: 08/04/2011
Hora: 11h49
Seção: Internet
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/04/07/oito-em-cada-10-internautas-brasileiros-tem-conexao-lenta-ou-apenas-media/