Assespro lança Plataforma Tecnológica Ibero-Brasileira

11/04/2011

Com o propósito de estimular a Investigação e o Desenvolvimento (I&D) mútuo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), representantes da cadeia de TI no Brasil e Espanha anunciam o lançamento da Plataforma Tecnológica Hispano-Brasileira (PTHB).

A PTHB foi criada para ser uma estrutura de governança corporativa que visa criar um diálogo para a troca experiências, e assim fomentar projetos tecnológicos que deverão ter impacto em setores estratégicos, como: governo digital, transporte, energia, saúde, educação, cultura, meio ambiente e entretenimento.

No Brasil, a coordenação da PTHB será feita pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro). Na Espanha será via Associação de Empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ametic). Ambas serão responsáveis por criar núcleos nacionais para acompanhar as ações da PTHB em seus respectivos países.

O lançamento da PTHB foi baseado em conceitos de plataformas difundidas na Europa que visam: a cooperação entre as entidades, a internacionalização, a inovação, o impacto sócio-econômico, além de aumentar a competitividade das empresas.

Além do Brasil, Chile e México também foram escolhidos pela Espanha para serem incubadoras do PTHB na América Latina. O objetivo é criar uma rede de conhecimentos para ajudar a desenvolver as micro, pequenas e  médias empresas, tanto no aspecto financeiro, por meio de oportunidades de apoios internacionais, quanto no tecnológico para as áreas de conteúdos digitais, software, serviços e aplicações e redes de telecomunicações de próxima geração (fixo e wireless).

Desafios
Entre os principais desafios da Plataforma estão a redução da fragmentação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a mobilidade de fontes de financiamento de empresas públicas e privadas brasileiras. Em apoio à PTHB estão a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial da Espanha (CDTI).

O investimento na criação dessa rede de comunicação e cooperação tecnológica vai possibilitar a abertura de um canal mais forte e estruturado para conseguirmos cada vez mais a internacionalização dos projetos, assim como o apoio do Governo e da Indústria. Iniciamos a PTHB para impulsionar esses acordos", afirma Roberto Mayer, Vice-Presidente de Relações Públicas da ASSESPRO Nacional.

Comitê
A Plataforma Tecnológica Hispano-Brasileira está aberta a participação de pessoas físicas e associações. Portanto, a próxima reunião definirá o Comitê Gestor, que será composto por CEOs, CTOs e representantes institucionais (ministérios, agências de promoções de I&D).

A fim de assegurar o funcionamento eficiente e com ampla participação de todas as partes interessadas, poderá haver grupos de trabalho especializados que poderão se aprofundar em assuntos temáticos que representarão os setores.

Participaram da Assembléia Geral de lançamento da PTHB representantes da Assespro, Ametic, Cdti, Embaixada da Espanha no Brasil, ABTelecom, Porto Digital e C.E.S.A.R. .

Site: Convergência Digital
Data: 08/04/2011
Hora: 11h55
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=25841&sid=5