Governo quer evoluir conexão do PNBL de 600 Kbps para 1 Mbps

12/04/2011

Segundo Folha de S.Paulo, presidente Dilma Rousseff solicitou o avanço por julgar plano defasado em relação ao resto do mundo; preço não muda.

A presidente Dilma Rousseff determinou ao ministro das Comunicações Paulo Bernardo o aumento da velocidade das conexões do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), de 600 kbps para 1 Mbps.

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, Dilma teria solicitado a mudança por julgar que o plano está defasado em relação ao resto do mundo. "Vamos abolir esse negócio de kilobit, vamos falar em megabit", recomendou a Bernardo.

Em fevereiro, o próprio ministro reconheceu que velocidades na casa de 512 Kbps já não são consideradas banda larga em vários países. "Está muito aquém do que precisamos", afirmou à época.

Apesar do aumento de quase 70% na velocidade, o preço-base da assinatura, de 35 reais (ou 29,80 reais, com isenção do ICMS), seria mantido.

Em 16/3, o ministro das Comunicações já havia anunciado uma revisão do PNBL, para  torná-lo mais acessível às classes de menor poder aquisitivo. Os Estados de Amapá e Roraima também seriam incluídos no plano.

Pacotes
O aumento da velocidade visa permitir que as operadoras ofereçam pacotes multimídia, com conexão e conteúdo (TV paga), que demandam mais largura de banda.

Para que isso aconteça, no entanto, será preciso a aprovação do Projeto de Lei 116 (antigo PL 29), que, entre outras propostas, autoriza a entrada das operadoras de telecomunicação no mercado de TV por assinatura.

De acordo com o jornal, o governo trabalhará pela aprovação do PL 116 em troca do aumento na velocidade das conexões.

Site: Computerworld
Data: 11/04/2011
Hora: 13h01
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2011/04/11/governo-quer-evoluir-conexao-do-pnbl-de-600-kbps-para-1-mbps/