Em 2020, o modelo híbrido será usado em 83% das 700 médias e grandes empresas de 12 países pesquisadas pela Unit4.
Estudo elaborado pela Unit4 com 700 médias e grandes empresas de 12 países, revela que a maioria pretende investir em cloud computing para aplicações de back-office. Mas o nível de crescimento deverá permanecer estável este ano. Apenas 4% das empresas prevêem reduzir o seu investimento, e 31% sequer têm previsão de investir neste segmento.
Ainda assim, 65% das empresas investirão pelo menos o mesmo que no ano passado. Para 62%, o motivo fundamental para continuar a confiar na cloud é a facilidade de manutenção, enquanto que 44% ressalta a escalabilidade que oferece a computação na nuvem. Mas nem tudo é fácil: para 51%, é muito preocupante a perda de controlo sobre a informação, e também a excessiva dependência da Internet, que preocupa especialmente outros 54% dos pesquisados.
Por setores, o estudo não vê diferenças entre o setor público e o privado quanto ao ritmo de adoção do modelo cloud.
Outros dados interessantes: 25% dos participantes no estudo crê que a nuvem suportará cerca de metade das suas aplicações “back-office”. A contabilidade aparece como o principal setor em que se usam aplicações baseadas na cloud.
As perspectivas 2020 são otimistas e apenas 9% prevê que as suas aplicações estejam completamente nas suas instalações – a mesma percentagem dos visionários de um modelo 100% na nuvem; 83% crê,em um modelo híbrido que combine os sistemas, com aplicações rodando dentro de casa e na nuvem.
Site: Computerworld
Data: 11/04/2011
Hora: 13h45
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/04/11/investimento-em-cloud-vai-permanecer-estavel-em-2011/