Brasil e China buscam cooperação para projetos de inovação

13/04/2011

Aproximação entre os dois países é um dos assuntos da visita da presidente Dilma Rousseff aquele país, informa o ministro Aloizio Mercadante.

O Brasil tentará ampliar os projetos de cooperação com a China na área de Ciência e Tecnologia (C&T). A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, que integra a comitiva da presidente Dilma Rousseff que está visitando aquele país.

Segundo informou a assessoria do MCT, Mercadante aproveitará para visitar institutos de ciência tecnologia da China. Ontem, 11/4, ele se reuniu com o presidente da Academia de Ciências da China, Chunli Bai, e se encontrou também com os presidentes da Chinese Academy of Space Technology (CAST), China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) e Center for Resource Satellite Data and Applications (Cresda).

A partir desta terça-feira (12), o ministro do MCT acompanha a presidente nos compromissos oficiais nas cidades de Pequim, Sanya e Boal. O primeiro compromisso é participar da abertura do seminário Diálogo de Alto Nível Brasil-China em Ciência, Tecnologia e Inovação.

O encontro é organizado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia dos dois países. Os temas ciências espaciais, energias renováveis, nanotecnologia, tecnologias de informação e comunicação, agricultura e inovação serão discutidos no evento.

Também serão assinados dois memorandos entre o MCT e o Ministério chinês. O primeiro é sobre a cooperação bilateral em C&T na área de desenvolvimento do bambu. O segundo acordo trata sobre o estabelecimento do Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia.

Site: Computerworld
Data: 12/04/2011
Hora: 12h04
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/04/12/brasil-e-china-buscam-cooperacao-para-projetos-de-inovacao/