Adobe fortalece estratégia para mobilidade

13/04/2011

Empresa lança versão 5.5 do Creative Suite, que tem entre as principais novidades a possibilidade de desenvolvimento multiplataforma.

A empresa de software Adobe anunciou nesta terça-feira (12/4) a nova versão de seu conjunto de aplicativos Creative Suite 5.5, que traz como principais novidades mais recursos para o desenvolvimento de aplicativos móveis, um novo ciclo para o lançamento de aplicativos renovados e um novo modelo de licença, por assinatura, para usuários com necessidades mais pontuais.

Um dos destaques das atualizações é a versão 4.5 do Flash Builder 4.5, que permite desenvolvimento multiplataforma, para desktops, web e plataformas de tablets e smartphones, principalmente Android, Blackberry Tablet OS e iOS, da Apple. Contando com a tecnologia denominada Flex, os desenvolvedores poderão desenvolver para uma plataforma e recompilar o software para que ele seja compatível com as demais, podendo colocá-los à disposição nas lojas de aplicativos de cada uma.

Além disso, algumas aplicações da Adobe tiveram seu ciclo de desenvolvimento encurtado.

Segundo o country manager da Adobe, Fábio Sambugaro, a empresa percebeu que o mercado requer mudanças mais dinâmicas, principalmente no ambiente da mobilidade. "Precisamos dessa habilidade no mercado atual".

Com as mudanças e os lançamentos, a empresa espera manter os resultados que vêm obtendo no Brasil. A empresa afirma não poder revelar números específicos, mas diz que obteve média de crescimetno de 30% nos últimos anos. A finalização do fluxo de incorporação da Omniture, empresa de métricas online adquirida em 2009, também ajuda nessa perspectiva, de acordo com Sambugaro.

Licença
Para empresas com necessidades pontuais do uso do portfólio da Adobe, a empresa lançou uma alternativa ao modelo de licenças perpétuas: uma assinatura mensal da suíte de aplicativos, com preços em real ainda a serem definidos. "Esse é um pedido dos clientes que agora é oferecido pela empresa", diz Sambugaro.

Uma das vantagens é que o usuário terá sempre acesso à última versão do software, independentemente de quando realizou a assinatura. "Se estiver com assinatura válida, ele receberá a atualização", diz. Hoje, o pacote completo (Creative Suite 5.5 Web Premium) custa a partir de 175 dólares mensais, sem imposto.

As assinaturas estarão disponíveis exclusivamente por meio da loja online da Adobe, onde também podem ser adquiridas licenças perpétuas.

Site: Computerworld
Data: 12/04/2011
Hora: 17h21
Seção: Tecnologia
Autor: Rodrigo Afonso
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/04/12/adobe-fortalece-estrategia-para-mobilidade/