Avast fortalece estratégia de segurança para PMEs

18/04/2011

Objetivo da empresa com as novas tecnologias é simplificar gestão, instalação e monitoramento da proteção em pequenas redes.

A empresa de segurança Avast anunciou nesta sexta (15), em Praga (capital da República Checa), a remodelação de sua família de produtos para proteção corporativa e o lançamento de um sistema para gerenciamento de seus aplicativos em pequenas e médias empresas.

Com foco em SMBs [com até 200 máquinas], o Avast Business Protection ganhou novo console de gerenciamento, que promete facilitar a instalação e o gerenciamento dos softwares de proteção online em PCs em pequenas redes.

Em apresentação para a imprensa na sede da companhia, em Praga, Lucas Hasik, diretor de aplicações corporativas da Avast, disse que o alvo do novo produto são empresas que não possuem departamento de TI. "Nosso objetivo foi tornar o processo de instalação, monitoramento e gestão o mais fácil o possível, de forma que possa ser usado por pessoas sem experiência com esse tipo de tecnologia, mas que precisam proteger a rede da sua empresa", disse.

O Avast BP entra para competir com produtos de marcas poderosas, como McAfee Orquestrator e o Symantec Business Endpoint - ambos considerados de difícil instalação (caso do McAfee) e gerenciamento para quem não é profissional de TI, na opinião do executivo.

Além disso, o software requer apenas 750MB de espaço em disco, contra 2,7 GB do Symantec e 1,5 GB do McAfee, diz.

De acordo com a Avast, a maioria das empresas no maior mercado do mundo, os EUA, possui em torno de 20 máquinas em sua rede - um cenário bem parecido com o brasileiro. "Essas pessoas querem algo que tenha bons recursos e seja no estilo 'instale e esqueça' ", afirma o executivo.

Outra arma da companhia checa é que o produto não precisa ser instalado em um servidor dedicado, mas em qualquer máquina da rede. A interface, muito parecida com a do produto para o consumidor final, pode ser acessada via browser (qualquer um), a partir de qualquer máquina na rede, ou mesmo externamente. Também é possível instalar um aplicativo para desktop.

Na demonstração do produto, a instalação foi feita em apenas nove telas. "Bem menos do que os concorrentes", afirma Hasik.

O software permite agendar scans e updates. Estes são baixados para um computador e então distribuídos para os outros, o que ajuda a poupar banda, segundo a empresa. Também é possível fazer a instalação automática da ferramenta de segurança em cada novo computador adicionado na rede, e o usuário não pode desativar ou adiar escaneamentos programados pela rede.

Outra mudança é no portfólio de produtos de segurança empresarial da companhia, mais conhecida pelo antivírus gratuito. "Estamos reduzindo nossa linha de 24 produtos para apenas cinco", explica o diretor de vendas, Christian Cantoro. Para ele, a linha anterior estava "muito complicada", e até os revendedores tinham dificuldade em apontar o produto mais adequado aos clientes corporativos.

Agora, a Avast terá "apenas" o Windows Home Server Edition, para pequenos servidores domésticos de serviços ou sites; o Business Protection, que traz os recursos do Avast Antivírus 6.0; o Business Protection Plus, com o Internet Security (com firewall e antispam); o File Server Security (para proteção de serviços únicos) e o E-mail Server Security.

Em qualquer caso, a engine (motor de detecção) é a mesma utilizada pelo antivírus gratuito da Avast, que possui mais de 125 milhões de usuários no mundo, segunda a companhia.

O Business Protection terá preços em torno de 500 dólares para 10 licenças - não importa se for instalado em servidores ou máquinas de usuário final.

Ainda em fase final de testes, para afinar a compatibilidade do console de gerenciamento com o antivírus e o Internet Security, os produtos devem chegar ao mercado no começo de maio, e estarão disponíveis em português brasileiro, diz a empresa.

Site: Computerworld
Data: 15/04/2011
Hora: 15h59
Seção: Segurança
Autor: Renato Rodrigues
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2011/04/15/avast-fortalece-estrategia-de-seguranca-para-pmes/