O HTML5 está ganhando maior presença nas organizações. E as linguagens Java e .Net dominam, segundo estudo da Forrester.
Mobilidade e cloud computing são dois fatores que já começam a transformar a maneira como os programadores de aplicações trabalham nas empresas, de acordo com um relatório da Forrester Research. O HTML5 está aumentando sua presença nas organizações, mas a linguagem Java e .Net continuam dominantes.
“O desenvolvimento de aplicações móveis, que teve um grande boom em 2010, continuará a ganhar importância em 2011, mas o tipo de aplicação móvel já começa a mudar”, diz o relatório, baseado em entrevistas com 933 gestores de TI e 2500 programadores norte-americanos e europeus.
Segundo a Forrester, as aplicações destinadas ao consumidor representam a maioria das aplicações móveis desenvolvidas. Cerca de 51% dos gestores de TI já estão desenvolvendo ou planejando desenvolver aplicações levar as marcas das empresas aos seus consumidores. A maior preocupação de 51% dos entrevistados refere-se à utilização de aplicações móveis para otimizarem os seus sites e melhorar a experiência do consumidor.
Mas 35% das equipes de desenvolvimento estão a preparando as intranets para serem mais facilmente acessadas através de dispositivos móveis e 29% já preparam o software de colaboração para ser usado em cenários de mobilidade. Acima de tudo, domina o interesse em desenvolver aplicações móveis para uso interno nas empresas, com quase 80% dos programadores revelando planos nessa área.
A maioria dos programadores pretende alicerçar os seus desenvolvimentos no sistema operacional iOS, para iPhones e iPads (quase 56% e 36% respectivamente). Metade também pretende desenvolver para a plataforma Android. Windows Mobile e BlackBerry mantêm a sua popularidade, e apenas 8% escolheram o Symbian.
Cloud computing
Uma em cada oito equipes de desenvolvimento e aplicações já disponibilizaram aplicações em cloud computing, de acordo com a Forrester. E os fabricantes de tecnologia para PC e eletrônica de consumo são os mais propensos a implantar aplicações móveis baseadas em plataformas de cloud computing (24%), embora as empresas de serviços também estejam adotando este modelo (19%).
Os programadores que trabalham em empresas do setor da saúde são os menos propensos a usar a cloud computing (5%). Os serviços de cloud computing preferidos pelos inquiridos são o Amazon Elastic Compute Cloud, usado por 27% dos programadores Eclipse, o Google App Engine, preferido por 18%, e o Microsoft Windows Azure, utilizado por seis em cada 10 programadores de Visual Studio.
Nas plataformas de cloud computing, .Net e Java são as mais utilizadas (48% das grandes empresas e 21% das PME), mas também cresce o interesse em tecnologias Web. O HTML5 é uma delas, com 60% dos programadores já usando, ou a planearem fazê-lo nos próximos dois anos.
O estudo também concluiu que os programadores estão confortáveis com as tecnologias de código aberto, considerando-as fáceis de usar, o que os ajuda a concluírem projetos mais rapidamente. Sete em cada 10 referem como vantagem a redução dos custos de software.
A transparência do código aberto também é importante para 63% dos programadores, enquanto que 51% usa software de código aberto para não depender de um fornecedor. Apesar disso, apenas 22% deles participa num projeto open source.
Site: CIO
Data: 15/04/2011
Hora: 16h46
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://cio.uol.com.br/tecnologia/2011/04/15/cloud-e-mobilidade-ja-transformam-o-desenvolvimento-de-aplicacoes/