Segundo fontes ligadas à negociação, a empresa está disposta a aumentar a oferta de US$ 900 milhões.
A Research In Motion (RIM) – fabricante do BlackBerry – está disposta a comprar as 6 mil patentes que a Nortel colocou à venda, como parte do processo de proteção contra falência. O objetivo da RIM é apresentar uma proposta mais alta do que os US$ 900 milhões oferecidos pelo Google. A informação foi divulgada pela Bloomberg, com base em entrevistas com duas fontes relacionadas à negociação e que não quiseram identificar-se.
Ainda de acordo com a notícia, um grupo de companhias de tecnologia, que inclui fabricantes de telefones móveis, pode também apresentar uma proposta maior do que a oferecida pelo Google. E a própria RIM está estudando a possibilidade de juntar-se a esse grupo, em vez de apresentar uma oferta individual.
O interesse pelas patentes da Nortel se justifica pelo fato de que elas permitem ter o controle e a licença sobre tecnologias usadas no BlackBerry, iPhone (da Apple) e nos equipamentos que rodam com o sistema Android, do Google.
Entre os fabricantes de dispositivos móveis, a intenção de apresentar uma proposta maior do que a do Google seria uma forma de garantir proteção caso a gigante de buscas tente usar essas patentes para ganhar influência e ‘royalties’ (pagamento de direitos autorais) da indústria de equipamentos sem fio.
Até o momento, a RIM não se posicionou oficialmente sobre o assunto.
Site: Olhar Digital
Data: 18/04/2011
Hora: 10h55
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/rim_prepara_disputa_com_google_para_comprar_6_mil_patentes_da_nortel