O setor ultrapassou os US$ 299 bilhões em 2010. O primeiro lugar em vendas ficou com a Intel, pelo 19º ano consecutivo.
Nesta segunda-feira (18/4), o Gartner divulgou um relatório consolidado das vendas mundiais de semicondutores em 2010. Segundo o documento, no último ano, o setor movimentou US$ 299,4 bilhões, com um aumento de 30,9% e o maior crescimento anual já contabilizado na história desse segmento.
O Gartner aponta que, no período, os 25 maiores fabricantes de semicondutores concentraram 69,1% das receitas totais e, entre eles, os fornecedores de memória foram os que alcançaram os maiores índices de crescimento.
No relatório, a Intel aparece como a maior fabricante de semicondutores, pelo 19º ano consecutivo. A fabricante encerrou 2010 com uma participação de 14% nas vendas mundiais do setor – um pouco abaixo dos 14,6% contabilizados em 2009. O Gartner considera que a empresa aumentou sua presença em alguns mercados mas, no geral, perdeu uma pequena parcela do setor para fabricantes de memória.
A Samsung Electronics aparece como a segunda maior fornecedora mundial de semicondutores, com 9,4% das receitas do setor. O bom desempenho da fabricante, que teve um crescimento de 58,3% do faturamento nessa área em relação a 2010, deve-se a uma demanda explosiva de memórias DRAM e NAND flash.
Por fim, a terceira posição no ranking global ficou para a Toshiba, que concentrou 4,1% das receitas. O crescimento da companhia está atrelado às vendas de memória flash NAND para dispositivos móveis, bem como aos negócios relacionados a dispositivos eletrônicos.
Site: Olhar Digital
Data: 18/04/2011
Hora: 12h30
Seção: Digital News
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/mercado_de_semicondutores_tem_recorde_de_crescimento_divulga_gartner