Dados da StatCounter sugerem que crescimento de 5 pontos porcentuais na fatia da versão 4 ocorreu com base no upgrade de versões anteriores.
Desde seu lançamento, o Firefox 4 atingiu a marca de 100 milhões de downloads, afirmou a Mozilla no fim de semana.
Mas as estatísticas de uma empresa de pesquisas na web mostrou que a introdução do Firefox 4 não colaborou em nada para impulsionar o crescimento da Mozilla no mercado de navegadores.
O total de 100 milhões foi divulgado por Asa Dotzler, coordenador da comunidade Mozilla para o mercado Firefox, em um post de seu blog pessoal no sábado (23/4). No começo da tarde desta segunda-feira (25/4), o contador já ultrapassava 104 milhões.
De acordo com a empresa de métricas web StatCounter, os downloads do Firefox 4 traduziram-se em um salto na participação dessa versão no mercado de browsers desde seu lançamento em 22 de março.
Em 24/4, a participação média do Firefox 4 no mês foi de 7,3%, mais que o dobro da média para março. Nos últimos quatro dias, a participação do Firefox 4 superou 8%.
Mas o Firefox 4 não mudou a fatia total de mercado da Mozilla. Pelos dados da StatCounter, o Firefox – contadas todas as versões – viu sua participação cair 0,3 ponto porcentual entre março e abril, reforçando a tendência de queda que começou em meados de outubro do ano passado.
A Mozilla ainda tem de oferecer aos usuários do Firefox 3.6 a atualização para a versão 4 – uma medida que não deverá começar antes de 3 de maio – mas, a julgar pelos números, os ganhos do Firefox 4 podem ser atribuídos às atualizações espontâneas dos usuários atuais de Firefox. A fatia do Firefox 3.6 caiu de 24% para 19,2% entre março e abril, uma queda de 4,8 pontos que praticamente coincide com o ganho de 5 pontos do Firefox 4 no mesmo período.
IE9
Tampouco o Internet Explorer 9 (IE9), da Microsoft, lançado em 14/3, colaborou para alterar a participação de mercado do IE de acordo com o relatório da StatCounter.
Enquanto o IE9 chegou a 24/4 com uma média de 2,1% de participação (e tenha subido 3% nos últimos dias), seus ganhos não ocorreram às custas dos rivais: a Statcounter registrou queda de 0,5 ponto em abril para a soma de todas as versões de IE.
Os ganhos maiores do Firefox 4 não foram uma surpresa. O navegador funciona no Windows XP, Mac e Linux, sistemas operacionais que não são suportados pelo IE9.
Por essa razão, a Microsoft tem argumentado que o IE9 deveria ser julgado apelas por seus ganhos nas plataformas Vista e Windows 7 e não em todos os sistemas operacionais.
Executivos têm considerado as comparações entre IE e Firefox “na melhor das hipóteses, prematuras... E na pior, enganadoras” por causa das diferenças nos mecanismos de atualização dos navegadores.
Site: IDG Now!
Data: 25/04/2011
Hora: 12h02
Seção: Internet
Autor: Gregg Keizer
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/04/25/mesmo-com-100-milhoes-de-downloads-firefox-4-nao-aumenta-mercado-da-mozilla/